Ceres Pet Shop
Corpo e Saúde

PUBLICIDADE

Magalu

OMS diz ser provável que coronavírus teve origem animal, mas pede mais estudos

Por Redação

Em 31 de março de 2021

Relatório produzido por cientistas que integraram missão da OMS (Organização Mundial da Saúde) em Wuhan, na China, apontou que o novo coronavírus possivelmente foi transmitido de morcegos para humanos por meio de outro animal.

O documento (íntegra – 6 MB), divulgado nesta 3ª feira (30.mar.2021), investiga os fatores que deram origem à pandemia de covid-19. Os pesquisadores passaram 27 dias na China, com foco na região onde foram notificados os primeiros casos de covid-19.

Os cientistas disseram ser “entre provável e muito provável” que, depois de atingir os morcegos, o vírus tenha passado por um animal intermediário antes de infectar humanos.

Segundo o trabalho, foram encontrados vírus similares em pangolins, mamíferos que vivem em zonas tropicais da Ásia e da África.

Os especialistas sugerem ainda estudos adicionais para investigar a infecção pelo vírus causador da covid-19 em animais, como gatos e visons (mamífero da família dos mustelídios, como o “furão”).

O documento diz ser “improvável” que a cadeia de transmissão entre animais e humanos tenha ocorrido pelo consumo de carnes congeladas.

Eis os responsáveis pelo estudo:

  • Prof. Dr. Thea Fisher (Dinamarca);
  • Prof. John Watson (Reino Unido);
  • Prof. Dr. Marion Koopmans (Holanda);
  • Prof. Dr. Dominic Dwyer (Austrália);
  • Vladimir Dedkov (Rússia);
  • Dr. Hung Nguyen-Viet (Vietnã);
  • Dr. Fabian Leendertz (Alemanha);
  • Dr. Peter Daszak, Ph.D (Estados Unidos);
  • Dr. Farag El Moubasher (Catar); e
  • Prof. Dr. Ken Maeda (Japão).

A equipe inclui ainda 5 especialistas da OMS coordenados pelo Dr. Peter Ben Embarek; 2 representantes da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação); e 2 integrantes da OIE (Organização Mundial para a Saúde Animal). Outros 17 especialistas chineses também integram o grupo.

CIENTISTAS QUESTIONAM MISSÃO

Em março, um grupo de cientistas pediu investigação independente sobre o surgimento do coronavírus causador da covid-19. Dizem acreditar que o Sars-CoV-2 pode ter surgido em um laboratório chinês, diferentemente do que apontam os especialistas da OMS enviados à China.

Em carta aberta, publicada pela 1ª vez no The Wall Street Journal e no Le Monde, o grupo lista o que vê como falhas no inquérito da OMS e sugere que outra investigação, com acesso total aos registros da China, seria a mais adequada.

Na documento, os signatários afirmam que a equipe teve acesso negado a alguns registros e não investigou laboratórios na China: “As conclusões da equipe, embora potencialmente úteis até certo ponto, não representam nem a posição oficial da OMS nem o resultado de uma investigação irrestrita e independente”.

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.