Ceres Pet Shop
Zito Gás

PUBLICIDADE

COP

Com tosse? Teste de covid é recomendado entre o terceiro e oitavo dia de sintomas, orienta Sesau

Por Redação

Em 5 de janeiro de 2023

Profissional de saúde faz teste PCR para identificar se sul-coreano está com Covid-19 em centro de testagem de Seul, capital da Coreia do Sul, no dia 17 de março de 2022 — Foto: Jung Yeon-je/AFP

Testes da covid-19 são feitos gratuitamente em 74 unidades básicas de saúde de Campo Grande e se você apresenta sintomas da doença, a orientação é que busque um diagnóstico. No entanto, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) orienta que a busca pelo teste deve ocorrer a partir do terceiro dia de sintomas.

Ao Jornal Midiamax, a secretaria explicou que o recomendado é procurar para testar a covid nas unidade de saúde entre o terceiro e oitavo dia de sintomas, como tosse, dor de cabeça, dor de garganta, coriza, dentre outros. O resultado fica pronto em 20 minutos.

Nas unidades de saúde, pacientes com caso confirmado recebem orientação e encaminhamento adequado.

Para pacientes com sintomas, a Prefeitura disponibiliza o serviço de Teleatendimento pelo número 2020-2170. O serviço funciona diariamente, das 7h às 19h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Aos sábados e feriados, os testes ficam disponíveis somente nas unidades de plantão referenciadas pela Sesau.

Conforme a Secretaria, em comparação com o mês de novembro, os testes dobraram. No mês de novembro eram realizados de 150 a 200 testagens por dia. Em dezembro, passou de 250 a 300 por dia e, agora, nos primeiros dias de janeiro, as testagens diárias saltaram para até 400.

Desde novembro, 30% dos testes realizados indicavam reagente para o vírus. Em janeiro, o percentual se mantém entre os 30%, chegando a 33%.

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.