Na tarde desta sexta-feira (02) o jovem compareceu a uma unidade policial de Costa Rica para formalizar uma denúncia sobre uma tentativa de golpe envolvendo sua mãe. A situação envolveu mensagens recebidas por ela de um número que se passava pelo denunciante.
O jovem relatou que sua genitora recebeu mensagens de um número que se fazia passar por ele. O indivíduo por trás desse número solicitou a quantia de R$ 1.990,80 (Mil novecentos e noventa reais e oitenta centavos), instruindo a transferência para uma conta vinculada ao banco “Nubank”.
A genitora do denunciante, porém, identificou a tentativa de golpe devido a uma experiência prévia em que foi alvo de uma situação semelhante. Felizmente, ela não realizou a transferência e acionou imediatamente o filho para comunicar a situação.
A vítima também descobriu que o número utilizado na tentativa de golpe. Essa revelação levanta questionamentos sobre a possível conexão entre a pessoa por trás da fraude e o antigo proprietário do número.
A vítima e seu filho decidiram denunciar o incidente para alertar a comunidade sobre a prática desse tipo de golpe, destacando a importância de estar atento a solicitações de transferências financeiras suspeitas, mesmo quando aparentemente originárias de conhecidos.
A Polícia Civil de Costa Rica está investigando o caso e orienta a população a relatar atividades suspeitas para prevenir futuras vítimas de golpes semelhantes. A segurança digital e a conscientização tornam-se, assim, ferramentas essenciais para evitar fraudes e proteger a comunidade contra crimes cibernéticos.
Fonte: Maikon Leal