COP

Costa Rica fortalece planejamento com lançamento do Plano de Desenvolvimento

Por Redação

Em 12 de fevereiro de 2026

0 Compart.
Agenda estratégica lançada na noite de terça-feira marca período de avanço socioeconômico de Chapadão do Sul. Foto: Divulgação

Com economia fortalecida pelo agronegócio e pelo turismo, localização estratégica no norte de Mato Grosso do Sul e indicadores sociais em constante evolução, Costa Rica deu um passo decisivo para organizar o crescimento dos próximos anos ao realizar, nessa quarta-feira, 11, o lançamento do Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM). O evento, realizado na Câmara Municipal, consolidou uma agenda estratégica construída no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em parceria com a Prefeitura.

O prefeito Cleverson Alves dos Santos destacou a importância da cooperação institucional para transformar potencial em resultados. “O lançamento do PDM representa um marco muito importante para Costa Rica. Planejar é essencial para que possamos agir agora, mas também construir resultados consistentes no longo prazo. O Sebrae traz experiência técnica, metodologia e aproximação com a iniciativa privada, fortalecendo essa união entre município e Governo do Estado. Temos muitas potencialidades — no agronegócio, no turismo e no ambiente empreendedor, e precisamos transformá-las em desenvolvimento sustentável e oportunidades para a nossa população. Quero deixar como legado uma cidade organizada, com gestão estratégica e preparada para crescer de forma responsável nas próximas gerações”, afirmou.

O prefeito Cleverson Alves dos Santos falou sobre a importância do PDM enquanto ferramenta para obter resultados de desenvolvimento a longo prazo

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, reforçou que o plano consolida uma visão de futuro construída de forma coletiva. “Temos aqui a oportunidade de trabalhar com uma gestão comprometida, que buscou dar continuidade ao trabalho já realizado anteriormente. O PDM representa justamente esse olhar para o futuro, traduzindo o anseio da população e definindo qual legado está sendo construído. Quando vemos ações como o fortalecimento da agricultura familiar, a valorização do pequeno negócio e índices expressivos, como mais de 80% das compras públicas voltadas à agricultura familiar no município, percebemos a preocupação da gestão com inclusão e desenvolvimento. Tudo isso está alinhado ao propósito do programa: promover crescimento econômico com qualidade de vida, planejamento e oportunidades para todos”, pontuou.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o PDM representa a preocupação com o desenvolvimento futuro do município de Costa Rica

Representando a Semadesc, o analista da Coordenadoria de Competitividade Empresarial, Vagner Alexandre Teixeira, reforçou o apoio do Governo do Estado à execução das ações previstas. “Esta é uma iniciativa que mobiliza toda a sociedade, o setor público, empresários e produtores rurais em torno de um objetivo comum: planejar o futuro do município. Desejamos sucesso na implementação desse programa, que é fruto do trabalho conjunto e que trará resultados ao longo dos próximos três anos. O Governo do Estado está à disposição para apoiar as ações necessárias ao desenvolvimento local”, ressaltou.

Representando a Semadesc, o analista da Coordenadoria de Competitividade Empresarial, Vagner Alexandre Teixeira, reforçou que a ação envolve toda a comunidade para que o PDM seja concluído com sucesso

O vereador Jovenaldo Francisco dos Santos, 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, reafirmou o compromisso do Legislativo com a agenda de desenvolvimento. “A Câmara Municipal é parceira da prefeitura e de todas as ações que sejam em prol do município. Tudo aquilo que for para fortalecer Costa Rica e melhorar a vida da nossa população terá o apoio do Legislativo. Tenho certeza de que o turismo será uma das grandes forças da nossa economia e poderá se tornar uma das principais vocações de Costa Rica, gerando emprego, renda e novas oportunidades para a nossa população”, declarou.

O presidente da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Costa Rica (Aciacri), Rafael da Silva Vilela, também destacou o engajamento do setor produtivo. “Esse é um momento importante para Costa Rica, porque mostra que estamos pensando a cidade de forma organizada e estratégica. A Aciacri está de portas abertas para contribuir com esse processo, seja auxiliando na articulação com o setor produtivo, seja participando das discussões e ações que fortalecem o nosso comércio e a nossa economia. Quando trabalhamos juntos, o comércio cresce e a cidade avança”, enfatizou.

PDM de Costa Rica

Inserido no pacote “Excelência” do Programa Cidade Empreendedora, o PDM foi elaborado com base em metodologia estruturada, que integra análise de dados, escuta da sociedade, definição de prioridades e monitoramento por indicadores. O plano orienta o desenvolvimento a partir das principais vocações do município — agronegócio, agroindústrias, posição logística estratégica e turismo de natureza — e está organizado em quatro áreas: Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo Sustentável; Infraestrutura, Mobilidade e Sustentabilidade Urbana; Educação, Inovação e Capital Humano; e Governança, Gestão Pública e Inclusão Social. Entre as ações previstas estão a regulamentação de selo e marca municipal, campanhas de valorização de produtos locais, ampliação de parcerias com entidades de fomento e iniciativas de fortalecimento do ambiente empreendedor.

O vice-prefeito Roni Cota destacou o caráter dinâmico do documento. “O planejamento nos permite saber exatamente onde estamos e, principalmente, aonde queremos chegar. O PDM está em movimento, não é um documento fechado. Queremos ouvir a população, os empresários, os produtores e todos os segmentos da sociedade para escolher as melhores alternativas e construir, juntos, o desenvolvimento de Costa Rica, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento, Airton Ruiz Pereira, reforçou o papel estratégico do plano. “O Plano de Desenvolvimento Municipal é um instrumento fundamental para Costa Rica, que vai nos orientar nos investimentos e nas ações ao longo dos próximos anos, trazendo mais segurança nas decisões e permitindo que trabalhemos com metas bem definidas. Já o programa Cidade Empreendedora impacta diretamente o município, especialmente na área comercial e no ambiente de negócios, mas também dialoga com o setor público e diversas outras áreas. É um trabalho que envolve praticamente toda a estrutura da cidade, fortalecendo o desenvolvimento de forma integrada”, concluiu.

O lançamento reuniu mais de 100 pessoas na Câmara Municipal, entre lideranças públicas, representantes do setor produtivo, instituições e sociedade civil, reforçando o caráter participativo do processo. Estiveram presentes a primeira-dama de Costa Rica, Gilmarcia Silva Pereira Alves, além de secretários e subsecretários da gestão municipal, que acompanharam a apresentação das diretrizes e metas do plano.

Mais informações sobre o programa Cidade podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Da assessoria/ML

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...