COP

Putin sanciona lei que criminaliza busca na internet de conteúdo proibido

Por Redação

Em 1 de agosto de 2025

0 Compart.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sancionou nesta quinta-feira (31) uma lei que determina multas para cidadãos que buscarem na internet conteúdos classificados de extremistas. A medida endurece ainda mais o controle estatal na internet e gera preocupações quanto à privacidade online e o futuro de vários aplicativos no país.

Segundo o texto aprovado, usuários que procurarem conteúdos proibidos poderão ser multados em até 5 mil rublos (cerca de R$ 350). A lista oficial de materiais extremistas, mantida pelo Ministério da Justiça, reúne mais de 500 páginas e inclui organizações como o Fundo Anticorrupção, criado pelo opositor Alexei Navalni, morto no ano passado, o que o governo chama de “movimento internacional LGBT” e até a gigante americana de tecnologia Meta, dona do WhatsApp, do Instagram e do Facebook.

A medida havia sido aprovada na semana passada pela Duma, a Câmara baixa do Parlamento russo, com 68% dos votos favoráveis, mas enfrentou uma resistência incomum: 67 parlamentares votaram de forma contrária, e outros 22 se abstiveram, em sinal de descontentamento mesmo entre aliados do governo.

A medida foi criticada por ativistas de direitos digitais e políticos da oposição. Sarkis Darbinian, fundador do grupo Roskomsvoboda, que defende a liberdade na internet, afirmou que a nova lei foi feita para impor medo e promover a autocensura. Segundo ele, a tendência será de pessoas começarem a apagar aplicativos, cancelar inscrições em canais online e evitar discussões públicas -tudo para evitar represálias. “Esse é um dos principais objetivos dessa legislação: criar incerteza, intimidar”, disse.

A aprovação do projeto gerou protestos na porta da Duma. Boris Nadezhdin, político opositor que tentou, sem sucesso, concorrer contra Vladimir Putin nas últimas eleições presidenciais, liderou a manifestação e prometeu continuar se mobilizando contra a medida. “Essas emendas provocaram um nível de resistência na sociedade russa que não víamos há muito tempo”, afirmou.

Fonte: NM

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...