Considera-se saudosista? Boas notícias: um estudo realizado por investigadores da Academia Chinesa de Ciências, publicado no JNeurosci, sugere que rever fotografias antigas pode ajudar a aliviar as dores físicas, substituindo o uso de remédios, ao diminuir a atividade em áreas cerebrais relacionadas à percepção da dor.
Os cientistas mediram a atividade cerebral dos participantes através de exames de ressonância magnética funcional. Foi pedido aos voluntários que observassem imagens que lembrassem a infância, como um doce muito popular, um programa de televisão, um desenho animado e um jogo. Um novo conjunto de imagens, desta vez atuais, foi depois apresentado.
Os investigadores descobriram que as imagens nostálgicas reduziram significativamente as classificações de dor feitas a partir dos relatos dos voluntários em comparação com as fotografias do presente. O efeito mais eficiente foi para dores de baixa intensidade, como a dor de cabeça. Observar estas imagens também reduziu a atividade em duas áreas do cérebro ligadas à percepção da dor.
Verificaram ainda que a atividade no tálamo, uma região do cérebro envolvida na transmissão de informações entre o corpo e o córtex, por sua vez, estava ligada tanto à nostalgia quanto à dor. Os investigadores acreditam que o tálamo pode combinar a informação da nostalgia e transmiti-la às vias da dor.