O retorno das aulas presenciais deve ocorrer no dia 19 de julho nas escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10) pela secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, durante live promovida pela Câmara Municipal.
Conforme a secretária, o ensino continua remoto até o dia 1º de julho, quando o decreto municipal que suspende as aulas presenciais perde a vigência.
A data é também o último dia letivo antes do recesso escolar do meio do ano, que começa no dia 2 de julho e vai até dia 16 do mesmo mês.
No retorno das férias, será feita a transição para o sistema híbrido de ensino, que consiste em aulas presenciais e remotas, inicialmente para alunos do 6º ao 9º ano.
As aulas presenciais estão suspensas desde o dia 18 de março de 2020, devido à pandemia do coronavírus.
Nosso planejamento, inicialmente, é voltar com o 6º ao 9º ano e, gradativamente ir retornando fundamental 1, que é do 1º ao 5º ano e depois a educação infantil, mas também as Emeis [Escolas Municipais de Ensino Infantil], que atendem crianças de seis meses até 3 anos”, explicou.
Conforme a secretária, a vacinação dos professores era uma das condições para o retorno presencial e, com o início da imunização desse público e previsão da segunda dose até antes de julho, será possível a volta.
Além disso, pesquisa realizada com os pais apontou que 50,57% querem o retorno híbrido, enquanto 49,05% preferem apenas as aulas remotas.
“As compras dos EPIs [equipamentos de proteção individual] já foram feitas e já estão nas escolas os EPIS e os materiais de higienização. As máscaras serão entregues aos alunos antes do início das aulas, junto com uniforme escolar”, disse Elza.
A divisão dos alunos será de acordo com a realidade de cada escola, através do Procedimento Operacional Padrão (POP) e haverá rodízio semanal, ou seja, o grupo que vai presencial em uma semana, fica remoto na próxima.
O quantitativo de alunos será definido conforme a metragem das salas de cada escola.
“Tem escola que vai atender 50%, tem escola que vai atender 25%, mas todos serão atendidos no presencial. Quando estiverem em casa, vão dispor da TV e rádio Reme”, explicou.
As escolas deverão cumprir protocolo de retorno das aulas definido no ano passado, respeitando distanciamento e quantitativo de alunos, além de outras medidas de biossegurança.