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Após Natal, movimento no comércio cai e lojas esvaziam no Centro de Campo Grande

Por Redação

Em 26 de dezembro de 2024

Fluxo de movimento no comércio caiu em comparação aos últimos dias (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Nesta quinta-feira (26), primeiro dia após as festas de Natal, o fluxo de clientes nas lojas do centro de Campo Grande diminuiu. As ruas e lojas estão praticamente vazias. No entanto, vendedores e comerciantes afirmam que a redução já era esperada para o período.

Embora o movimento tenha caído em comparação aos dias que antecederam o Natal, quem já trabalha há algum tempo no comércio já esperava por dias menos favoráveis para o setor de vendas.

Para Natacha Ambroso de Freitas, gerente de venda de uma ótica no centro da cidade, a expectativa é de que o movimento retorne no fim do mês e seja ainda maior me janeiro, mês que antecede a volta às aulas.

“No início do mês de dezembro foi bem movimentado, mas até agora tá bem devagarzinho. Eu espero que aumente o movimento até o final do mês para ajudar a bater a meta. Para nós, é melhor na volta às aulas porque em janeiro os pais começam a comprar óculos para os filhos”, explica.

Gerente de uma loja de livros, Simone Rezende Veloso, também espera que as vendas aumentem em janeiro. “Depois do Natal que as pessoas começam a viajar e o movimento começa a cair um pouquinho. Até dia 24 foi muito bom, mas de hoje até o finalzinho do ano cai. Já em janeiro tem o período de compras de material escolar e o movimento começa a crescer”, afirma.

Diferente dos demais setores, o ramo de cosméticos parece não ter sido tão afetado. A vendedora Tayuani Gregório, continua com expectativas elevadas.

“Em dezembro foi um sucesso nas vendas e está permanecendo assim. Aqui a loja vendemos muito, tanto cosméticos quanto acessórios. Os clientes continuam procurando presentes e estão gastando em torno de R$ 100 por compra”, garante.

Troca de presentes

Outra fase que se inicia após as comemorações natalinas, são as trocas de presentes. Roupa que não serve, sapato com numeração errada e até mesmo algo que ganhou e não gostou, tudo é levado para ser substituído, mas você conhece as regras para cada substituição?

O secretário-executivo do Procon-MS (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), Antônio José Angelo Motti, ressalta que para fazer a troca é necessário que o consumidor saiba o local onde o presente foi comprado. Outra questão importante é a não violação da mercadoria. O produto não pode ser violado.

“Se tem etiqueta, tem que continuar com ela. O consumidor também não pode usar o produto, depois lavar e fazer a troca. O produto precisa permanecer tal como saiu da loja”, observa.

Motti também ressalta que algumas lojas contam com políticas de troca. “Às vezes, elas têm até um dia especial para troca, ou um dia que não troca. Mas, essa é uma política própria da loja, que precisa ser respeitada. Normalmente, as segundas-feiras, ou o primeiro dia útil, eles não trocam produtos”, destaca.

Ainda segundo o secretário-executivo do Procon-MS, é importante respeitar as políticas de trocas informadas pela empresa. Já em casos de defeito, ou vício, o período de troca é de 30 dias e o valor pago pode ser ressarcido e o prazo é de 30 dias.

Já em casos de compras feitas pela internet, o consumidor tem 7 dias para fazer o arrependimento e a política de troca também é estabelecida no próprio site.

O secretário-executivo do Procon-MS que os prazos devem ser respeitados tanto pelo consumidor quanto pelas empresas e, eventuais desacordos, devem ser denunciados ao Procon. O telefone de contato é o 151, ou no site do Procon: procon.ms.gov.br.

Fonte: Midiamax

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