Zeca do PT e Abilio Vaneli participam da 2ª Conferência Regional da Agricultura Familiar em Coxim

Foto: Divulgação

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (26) a 2ª Conferência Regional da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, o evento contou com a presença do deputado estadual José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, do vereador Abilio Vaneli (PT), prefeito de Coxim Edilson Magro e pequenos produtores rurais, representantes de instituições e outras autoridades.

Segundo o vereador Abilio Vaneli, o objetivo da conferência é promover o diálogo entre os agricultores com as instituições envolvidas e colher as demandas dos assentados de Coxim e da Região Norte do Estado. Abilio considerada de extrema importância a valorização dos agricultores familiares, o município possui inúmeras famílias que plantam e trazem seus produtos para atender o comércio e o poder púbico de Coxim, fomentando a econômica local, gerando emprego e renda, mas enfrentam muita dificuldade como falta de água, estradas precárias, acompanhamento e orientação técnica adequada, acesso a crédito, regularização das propriedades, etc.

O deputado Zeca do PT, que também representou a Assembleia Legislativa de MS destacou que o seu mandato está muito conectado com esse setor da sociedade e vem se esforçando para que a agricultura familiar se organize cada vez mais e possa desenvolver economicamente no nosso Estado. Para isso, vamos incluir a agricultura familiar no orçamento do Estado e vamos buscar recurso no governo federal, disse o parlamentar.

O evento foi realizado por meio da Secretaria-executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) através do Governo do Estado.

O prefeito de Coxim, Edilson Magro, participou da abertura da conferência e destacou a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico e social do município. Ele afirmou que sempre priorizou o apoio aos pequenos produtores em seu governo, pois geram renda e melhoram as condições de vida de quem vive na área rural.

Além das autoridades citadas acima, participaram da conferência também o Secretário Executivo da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades tradicionais, Humberto de Melo Pereira, o Diretor da Agraer, Washington Willeman de Souza, a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Sonora, Tuany de Souza Rodrigues, o Gerente de Fomento ao Desenvolvimento Econômico E Agrário de Coxim, Adilson Alves da Silva e os vereadores por Coxim, William Meira, Zanon Lamunier, Marcinho Souza, João do Posto e Vilmar Vendruscolo. Além de representantes, vereadores da região, secretários e produtores rurais das cidades de Pedro Gomes, Sonora, Figueirão, Rio Verde de MT, Rio Negro, Coxim, São Gabriel do Oeste, Alcinópolis, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Costa Rica e Camapuã.

Fonte: Maikon Leal

Desenvolvido por
André Garcia
Desenvolvimento de Sites e Sistemas
Informe seus dados de login para acessar sua conta