Tor4Beer
Corpo e Saúde

PUBLICIDADE

COP

Suspeita de vaca louca em humanos no Brasil não tem relação com consumo de carne, diz Mapa

Por Redação

Em 11 de novembro de 2021

Boi repete novo susto sobre vaca louca – Divulgação

Em nota, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) divulgou nesta quinta-feira (11) que casos de vaca louca humana no Brasil ão estão relacionados com o consumo de carne humana. De acordo com o Ministério, “os casos de doenças neurodegenerativas investigados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), conforme noticiado na imprensa, são suspeitas da Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ)”, sendo neurodegenerativa, caracterizada por provocar uma desordem cerebral com perda de memória e tremores.

“A maior incidência da doença ocorre de forma esporádica e tem causa e fonte infecciosas desconhecidas”, informa o Mapa. “Desta forma, os casos suspeitos não têm relação com consumo de carne bovina ou subprodutos contaminados com Encefalite Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da ‘vaca louca’”, acrescenta a nota.

De acordo com dados contidos no site do Ministério da Saúde, nos anos de 2005 a 2014 foram notificados no Brasil 603 casos suspeitos de DCJ.

Desde que a vigilância da DCJ foi instituída no Brasil, nenhum caso da forma vDCJ foi confirmado. A vDCJ é uma variante da DCJ, associada ao consumo de carne bovina”.

A notícia é divulgada dois meses depois que o Brasil registrou dois casos “atípicos” da chamada doença de vaca louca em bovinos, um em Minas Gerais e outro em Mato Grosso, o que resultou em um embargo nas exportações para a China desde o início de setembro.

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.