O general Joaquim Silva e Luna tomou posse, nesta segunda-feira (19/4), como novo presidente da Petrobras. A cerimônia foi transmitida de forma on-line. No evento, quatro funcionários da empresa também assumiram cargos de diretores executivos, conforme mostrou o Metrópoles na semana passada.
Em seu pronunciamento, Silva e Luna disse que iria chegar “ouvindo mais e falando menos”. Ele afirmou ainda que vai manter a paridade de preços, baseada na cotação do petróleo e do dólar.
“Serei breve. Entendo que quem chega deve chegar ouvindo mais e falando menos. Então, vou começar pela conclusão – agradecendo. Agradeço ao presidente Bolsonaro, que me indicou para o cargo de presidente. Confesso que me sinto honrado pela confiança e impactado pela responsabilidade. Entendo que essa sensação me mantém num ponto de equilíbrio entre a ousadia e a prudência”, disse Silva e Luna.
Interesses do mercado
Ele também enfatizou que vai conciliar os interesses do mercado, do governo, dos petroleiros e dos acionistas, e garantiu que a política de aumento de preços será respeitada.
“É fazer tudo isso conciliando interesses de consumidores e acionistas; valorizando os petroleiros; buscando reduzir volatilidade, sem desrespeitar a paridade internacional; perseguindo a redução da dívida; investindo em pesquisa e desenvolvimento; e contribuindo para a geração de previsibilidade ao planejamento econômico nacional”, ponderou.