Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) voltou a disponibilizar o acesso ao número de ocorrências e mortes por intervenção de agentes de Estado, na aba Estatísticas Online, no site da Sejusp.
Conforme apurado pela reportagem, o acesso a este tipo de dado estava fora do ar nos dias 16 de julho (domingo) e 26 de julho (quarta-feira).
No site é possível consultar as ocorrências/vítimas de feminicídio, homicídio doloso, roubo, suicídio, furto, estupro, estelionato, mortes no trânsito, violência doméstica, entre outros. Já o número de ocorrências/vítimas por intervenção de agentes do Estado estava indisponível.
Contudo, o acesso já voltou ao normal e é possível consultar todos os dados de ocorrências, vítimas por sexo, por faixa etária, por mês e por ano.
Questionada pelo Correio do Estado sobre o porquê o número de ocorrências e mortes por intervenção de agentes de Estado ter desaparecido, a Sejusp respondeu que o problema ocorreu devido a um ajuste no sistema.
“O problema ocorreu devido a um ajuste do sistema que foi realizado nesta quarta-feira (26). A Compnet rodou a atualização durante esta madrugada e já vai ficar disponível novamente”, disse ao Correio do Estado, por meio de nota.
NÚMEROS
Dados divulgados pela Sejusp apontam que 69 pessoas morreram em confronto com agentes de Estado (Polícia Civil e Polícia Militar), entre 1º de janeiro e 27 de julho de 2023, em Mato Grosso do Sul.
Das 69 mortes,
- 31 ocorreram em Campo Grande
- 38 ocorreram no interior do Estado
- 8 ocorreram em janeiro
- 18 ocorreram em fevereiro
- 5 ocorreram em março
- 19 ocorreram em abril
- 10 ocorreram em maio
- 5 ocorreram em junho
- 4 ocorreram em julho
- 64 são homens
- 2 são mulheres
- 3 não tiveram o sexo divulgado
- 39 são jovens
- 25 são adultos
- 2 são idosos
- 1 é adolescente
- 2 não tiveram a faixa etária divulgada
O último confronto ocorreu na madrugada desta quarta-feira (26), próximo ao Presídio de Segurança Máxima – Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, na rua Piraputanga com rua Dálias, bairro Noroeste, em Campo Grande.
Homem, ainda não identificado, de aparentemente 30 anos, morreu em confronto com militares do Batalhão de Choque (BPM Choque).
Conforme apurado pela reportagem, viaturas do BPM Choque faziam rondas pela região quando avistaram uma motocicleta com duas pessoas. Ao ver a viatura, a moto tentou fugir.
O piloto conseguiu fugir e o garupa desceu da motocicleta, jogou um saco com 2,7 kg de maconha em um matagal, pulou em duas residências, entrou no matagal novamente, se escondeu debaixo de um carro e efetuou três disparos contra os policiais.
Os militares revidaram e acertaram o criminoso no tórax. Os policiais socorreram o autor, mas ele não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.
A arma utilizada pelo traficante é uma calibre 32 com símbolo da facção criminosa “PCC 533”.
Fonte: Correio do Estado