Ceres Pet Shop
Zito Gás

PUBLICIDADE

Magalu

Saiba por que 12 de outubro é feriado nacional no Brasil

Por Redação

Em 12 de outubro de 2022

O único feriado nacional do mês de outubro, o Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado nesta quarta-feira (12), homenageia a padroeira do Brasil. No entanto, a data também é marcada pelo Dia das Crianças, festejada também pelo comércio, que espera movimentar R$ 13,8 bilhões com a venda de brinquedos, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O Coxim Agora fez uma pesquisa para saber como realmente foram criadas as duas datas, confira: 

Nossa Senhora Aparecida

Em 1717, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia trabalhavam no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, sem êxito algum. Após várias tentativas eles ‘pescaram’, das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora, que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e, rio abaixo, a cabeça.

Os pescadores acomodaram dentro do barco, envolta em uma toalha, o que seria uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota, com 36 centímetros de altura e 2,5 quilos.

Eles, que até então não tinham conseguido pescar absolutamente nada, encheram as suas redes com uma quantidade abundante de peixes.

Os pedaços da estátua a Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, irmã de Felipe e mãe de João, reuniu as duas partes com cera e a colocou num pequeno altar na casa da família, agradecendo a Nossa Senhora o milagre dos peixes.

Nascia ali uma devoção, reunindo todos os sábados os moradores da região para rezarem. Como a santa foi “aparecida”, a alcunha logo pegou.

A pequena capela originalmente erguida, em 1745, para abrigá-la passou a atrair mais e mais romeiros, e o local aos poucos se transformou em uma cidade, Aparecida.

O Papa Pio XI assinou o decreto que constituiu Nossa Senhora da Conceição Aparecida Padroeira do Brasil, em 16 de julho de 1930. O Sumo Pontífice legitimou um fato já consagrado pelo povo.

A proclamação oficial se deu no Rio de Janeiro, então Capital Federal, no dia 31 de maio de 1931, perante uma multidão de fiéis, do Presidente da República, Dr. Getúlio Vargas, de autoridades eclesiásticas, civis e militares.

A festa litúrgica do dia 12 foi instituída no ano de 1953 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Antes disso, a Igreja Católica celebrava a Padroeira do Brasil, em 7 de setembro.

A mudança aproximou as comemorações ao momento estimado em que a Imagem foi retirada das águas do Rio Paraíba do Sul – 17 a 30 de outubro de 1717.

Tudo se iniciou no dia 30 de junho de 1980 quando o Papa, São João Paulo II, fez seu gesto característico ao beijar o solo brasileiro, na ocasião do seu desembarque, em Brasília.

Foi recebido pelo presidente então Presidente, João Batista Figueiredo, que nesta data sancionou a Lei n. 6.802/1980, que “Declara Feriado Nacional o Dia 12 de Outubro, consagrado a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil – para culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil”.

O Papa São João Paulo II deixou muitas marcas em sua passagem pelo Brasil e essa, foi apenas uma delas.

Todas as Igrejas de tradições católicas do Brasil comemoram a santa mais popular entre os fiéis, Nossa Senhora Aparecida.

Dia das Crianças

Apesar de comemorada no mesmo dia, a data não tem relação com religiosidade e surgiu antes do feriado de Nossa Senhora. No dia 12 de outubro de 1923, o Rio de Janeiro, então capital federal, sediou um evento que reuniu estudiosos de infância e políticos de vários países. Era o Congresso Sul-Americano da Criança, cuja pauta discutia questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento.

Galdino do Valle Filho, um dos deputados federais à época, propôs uma lei instituindo, no 12 de outubro, o Dia das Crianças no Brasil. A ideia do deputado era que houvesse reflexão sobre a situação das crianças brasileiras.

O projeto de Galdino foi aprovado, e o Dia da Criança foi oficializado pelo presidente Artur Bernardes por meio de decreto publicado em 5 de novembro de 1924. Mas a data custou a pegar. Não havia feriado e o comércio não atentava para ela.

Somente 1950, uma intensa campanha de marketing criou, de fato, o Dia das Crianças no Brasil, e passou a ser visto como um dia importante no calendário brasileiro, sendo símbolo da distribuição de brinquedos à crianças.

Fontes pesquisadas: Jornal Extra (RJ) e Prefeitura de Ibitinga (SP).

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.