Polícia Federal apreendeu uma balsa carregada de diesel contrabandeado, nesta quarta-feira (29), no Rio Paraguai, em Corumbá, município localizado a 420 quilômetros de Campo Grande.
Cerca de 8 mil litros de combustível de procedência estrangeira foram flagrados nos porões da balsa.
A embarcação estava abandonada às margens do rio e o responsável foi levado para prestar esclarecimentos.
Conforme noticiado pelo Correio do Estado, a navegação está interrompida por conta do baixo nível do Rio Paraguai desde o começo deste mês, e, deve permanecer paralisada até meados de fevereiro de 2024.
De acordo com medição divulgada diariamente pela Marinha do Brasil, o nível do Rio Paraguai está em 40 centímetros nesta quinta-feira (30).
Com isso, por enquanto, é impossível transportar minérios e combustíveis pelo curso d’água. A empresa portuária Granel Química Ladário interrompeu o transporte de gasolina e diesel que fazia o trajeto Argentina-Corumbá. Em média, são 10 mil metros cúbicos transportados por mês, o que equivale a dez milhões de litros, ou cerca de 330 carretas.
Os combustíveis são destinados à Bolívia e partir de agora os produtos terão de ser transportados por carretas, que cruzarão estradas argentinas diretamente para a Bolívia, sem passar por território brasileiro.
Fonte: Correio do Estado