
Novos vestígios de uma antiga construção foram descobertos no canteiro de obras da linha 6-Laranja do Metrô, na Bela Vista, região central de São Paulo. Agora, o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) está cobrando providências da Acciona, empresa responsável pela construção, para que o achado seja preservado.
O espaço, que fica nas redondezas da Praça 14 Bis, é de muita riqueza história na capital, já que o Quilombo Saracura ficava na região. O Córrego Saracura também passa pelo local.
A construção de tijolos, segundo especialistas, são fragmentos da canalização do córrego.
O Iphan observou, em visitas feitas desde agosto de 2023, que as escavações feitas pela Acciona não estavam sendo preservadas como deveriam. A concessionária teria colocado areia de construção nas estruturas.
O Iphan pede o acompanhamento arqueológico enquanto durarem as atividades, a contenção da área descoberta e o bombeamento hidráulico nessas áreas.
A Linha Uni, concessionária responsável pela linha, disse que os achados arqueológicos estão sendo investigados e que os estudos seguem orientação do Iphan.
Fonte: g1/ML