Tor4Beer
Corpo e Saúde

PUBLICIDADE

Magalu

Mato Grosso do Sul no circuito internacional de combate ao financiamento do terrorismo

Por Redação

Em 23 de janeiro de 2022

Foto: Dhaka Tribune

O financiamento do terrorismo pode colocar Mato Grosso do Sul na rota de investigações internacionais. Relatórios divulgados recentemente embasaram decisões norte-americanas que respingam em solo brasileiro.

Além disso, segundo apontam indícios, relacionam atividades ilícitas comuns na região de fronteira entre Brasil, Paraguai e Bolívia com o financiamento de grupos extremistas que atuam no Oriente Médio.

Nomes já enrolados em investigações anteriores teriam vínculos em Mato Grosso do Sul através de CNPJs sediados em SP, ES e MG. Neste último estado, o comércio de pedras preciosas ajudaria a reintegrar dinheiro lavado ilegalmente no Brasil e usado para custear arrojada logística de facções criminosas.

Narcotráfico e tráfico de armas em MS: base do financiamento do terrorismo

Além disso, segundo relatado por agências internacionais de investigação e combate a redes de terrorismo, o lucrativo mercado ilegal de armamentos aproveitaria facilidades em regiões de fronteira onde corrupção policial e falta de estrutura ajudariam na circulação de cargas milionárias de armas e munições.

Investigações recentes no Paraguai já haviam apontado ligação entre o fornecimento de armamento para a facção criminosa brasileira PCC (Primeiro Comando da Capital), e para o grupo EPP (Exército do Povo Paraguaio) com remessas milionárias para países do Oriente Médio.

Em Mato Grosso do Sul, ‘túneis’ devidamente loteados, como são chamadas as rotas para driblar fiscalização e policiamento, seriam de extrema importância para manter o negócio funcionando com movimentação de produtos lucrativos como drogas e armas, para um lado, e de dinheiro em espécie, para o outro.

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.