Nas últimas 24h, entre a noite de domingo (19) e a madrugada de segunda-feira (20), finalmente chuvas significativas foram registradas em Mato Grosso do Sul, mesmo que de forma irregular, considerando que em alguns locais sequer choveu, enquanto em outros houve registro de 96,2 milímetros (mm).
Segundo os dados do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS (Cemtec), a chuva mais considerável foi registrada em Água Clara, cidade localizada na região leste do Estado.
A maior parte das chuvas significativas foram registradas no leste do Estado, havendo menor intensidade ou nenhum registro ao sul de MS.
Na sequência de Água Clara, choveu em Pedro Gomes (54mm), Coxim (54mm), Bandeirantes (45,6mm), Rio Verde de Mato Grosso (45,4mm), São Gabriel do Oeste (44mm), Corguinho (39,6mm), Ribas do Rio Pardo (37,6mm), Rochedo (37,6). Veja o restante abaixo:
Em Campo Grande, não houve registro de chuvas significativas.
Previsão da semana
Os dados do Cemtec apontam que a previsão indica tempo instável para os próximos dias, com probabilidade de chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
“Tais instabilidades ocorrem devido ao intenso fluxo de calor e umidade vindo da Amazônia, aliado a atuação de uma frente fria oceânica. Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e o deslocamento de cavados favorecem a formação de nuvens e chuvas no estado do MS”, informam os meteorologistas.
Estão previstas temperaturas mínimas entre 22-26°C e máximas que podem atingir os 35°C nas regiões sul, norte, bolsão e leste do estado.
Para as regiões pantaneira e sudoeste, mínimas entre 24-27°C e máximas de até 39°C. Em Campo Grande, a temperatura mínima prevista oscila entre 22-25°C e máximas de até 32°C.
A queda das temperaturas ocorre após a passagem da terceira onda de calor do Estado, proporcionando um certo alívio à população. Mesmo o calor permanecendo, ele ocorre em menor intensidade.
Além disso, as pancadas de chuvas favorecem uma melhora na umidade relativa de ar, bem como auxiliam no combate aos incêndios florestais que atingem o Pantanal de forma devastadoras nos últimos dias.
Hoje (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta de perigo para tempestades em MS, voltado para as regiões leste, sudoeste e centro norte do Estado.
Fonte: Correio do Estado