Tor4Beer
Corpo e Saúde

PUBLICIDADE

COP

Dia de campo reforça goiaba como opção para diversificar a produção

Por Redação

Em 14 de março de 2023

Foto: Divulgação

Para incentivar os agricultores familiares a apostarem na goiaba para diversificar a produção e gerar renda, o Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer) reunirá pesquisadores, produtores e extensionistas para um dia de campo sobre o cultivo da fruta. Esta será a terceira edição do evento, que está marcado para o dia 16 de março.

“É uma cultura que pode ser uma alternativa muito interessante em Mato Grosso do Sul. Usa bastante mão de obra e gera um bom retorno financeiro por área. Por este motivo estamos a fomentando no Estado”, afirma o coordenador de transferência de tecnologia do Cepaer, Edimilson Volpe.

Segundo ele, os agricultores familiares que apostaram na goiaba no Estado estão tendo sucesso. Além da venda in natura, são inúmeras as possibilidades de beneficiamento em agroindústrias.

“Nosso objetivo, com esse dia de campo, é a capacitação de produtores e técnicos. Já o resultado que pretendemos alcançar com o evento é o aumento do plantio, uma vez que a maior parte da goiaba consumida aqui vem de outros estados”, completa.

O Cepaer estuda atualmente seis variedades da fruta, cinco vermelhas e uma branca. Algumas de mesa, outras de uso industrial e outras que podem ser utilizadas em ambos os casos.

“Nesse dia de campo nós mostramos desde como fazer os pomares até a condução dos mesmos, que é extremamente técnica, envolvendo adubação, limpeza de área, irrigação, controle de pragas e doenças e as podas”, explica Edimilson.

Programação

Após a abertura do evento, os inscritos serão divididos e passarão por três estações, cada uma sobre um tema diferente. Na primeira, o expoente será o engenheiro agrônomo da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer)/Semadesc Antonino Hipolyto, que falará sobre a condução fitossanitária das goiabeiras.

Já na segunda estação, o auxiliar de pesquisa Abel Reis Bittencourt vai explicar as principais técnicas de podas e abordará aspectos da frutificação e diferentes variedades da fruta.

Na última, o engenheiro agrônomo da Agraer André Paes de Barros falará sobre o controle do nematoide, uma das principais pragas que afetam a produção de goiaba, apresentando um porta-enxerto resistente a ele que já é utilizado em uma área experimental na cidade de Dourados (e que recebeu recentemente um dia de campo).

Por fim, haverá uma mesa redonda mediada pelo diretor-presidente da Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa), Daniel Mamédio, sobre a comercialização das frutas.

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.