COP

Consulta ao “dinheiro esquecido” volta na 2ª e Banco Central alerta para golpes

Por Redação

Em 14 de fevereiro de 2022

Economia, Moeda Real,Dinheiro, Calculadora

As consultas ao sistema Valores a Receber, conhecido popularmente como “dinheiro esquecido” em bancos, serão retomadas amanhã (dia 14). O Banco Central alerta para golpes e fez comunicado taxativo:

NÃO enviaremos links e NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber”.

O comunicado orienta para não clicar em links enviados por e-mail, SMS (mensagem de texto), WhatsApp,Telegram. “Não faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!”.

Para verificar se há valores disponíveis, a pessoa deverá acessar o sistema (clique aqui) a partir de amanhã. A consulta será por meio do CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, no caso de empresa).

Conforme o Banco Central, caso tenha valores a receber, no momento da consulta, o usuário receberá a data para conhecer esses valores e solicitar sua transferência, a partir do dia 7 de março.

O sistema chegou a funcionar em janeiro, mas caiu após o volume de acessos. “Depois que você acessar o sistema (ou se já o acessou nos dias 24 e 25/01) e somente no caso de pedir o resgate sem indicar uma chave Pix, a instituição financeira que você escolheu entrará em contato para realizar a transferência”, informa o Banco Central.

 Mesmo nesse caso específico, a instituição não pode pedir que você informe seus dados pessoais nem sua senha.

Conforme o UOL, a estimativa é de que haja R$ 4 bilhões a serem devolvidos a 28 milhões de consumidores e empresas só nesta primeira fase. A quantia total chega a R$ 8 bilhões.

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.