Após mais de 5 horas de falha no sistema, WhatsApp, Facebook e Instagram voltam, ao poucos, a funcionar. Pelo Twitter, usuários informaram que já conseguem enviar e receber mensagens, além de visualizar postagens.
Tanto o Facebook quanto WhatsApp e Instagram saíram do ar pouco antes das 13h, no horário de Brasília. Até o momento, não se sabe o que provocou as falhas.
Especialistas foram acionados para tentar descobrir o motivo da instabilidade nas redes sociais.
Dois membros da equipe de segurança disseram, sob condição de anonimato por não poder fornecer informações abertamente, que um ataque cibernético é bastante improvável. Eles explicaram que a ação de hackers não seria capaz de derrubar tantos aplicativos.
Mais cedo, em comunicado à imprensa, o Facebook confirmou a dificuldade de usuários acessarem o sistema, incluindo WhatsApp e Instagram, e disse “estar trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”.
“Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”, acrescentou.
Outras redes
Outros serviços que podem servir com alternativa para os aplicativos que estão fora do ar também registraram instabilidade, provavelmente por causa do grande número de pessoas que foram buscá-los ao mesmo tempo.
Houve reclamações sobre o Telegram, o TikTok e o Twitter, além de queixas relacionadas ao serviço de operadoras de telefonia.