
Com a chegada da Copa do Mundo do Catar, a indústria da cerveja se prepara para o evento que é considerado o maior do setor, pois reúne duas paixões dos brasileiros: a cerveja e o futebol. O setor projeta crescimento de 8% nas vendas, atingindo 15,4 bilhões de litros em 2022.
Após as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, será um momento de celebrar, de encontrar a família e os amigos para assistir aos jogos, com o ineditismo de ser realizada em um mês mais quente.
De acordo com um levantamento realizado pela empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – SINDICERV. em 2021, o volume de vendas do setor foi de 14,3 bilhões de litros, um crescimento de 7,7% ante a 2020.
Já para este ano, as projeções apontam para um incremento de aproximadamente 8% em relação ao mesmo período do ano anterior, consolidando o país como o terceiro maior fabricante, atrás de China e Estados Unidos.
O superintendente do Sindicerv, Luiz Nicolaewsky, explica que a volta dos grandes eventos como a Copa do Mundo, festivais e a chegada do verão vai aquecer ainda mais a indústria da cerveja.
“Após a flexibilização imposta pela pandemia da Covid-19, a expectativa é que o consumo retorne com mais força em bares e restaurantes, local favorito dos brasileiros para consumo de cerveja”, disse.
Saiba
Antes da pandemia, esse segmento, conhecido com on-trade, totalizava 62% do consumo da bebida.
Por outro lado, o off-trade, pontos de venda como supermercados, hipermercados, mercearias, dentre outros que não são especializados em consumo de cerveja no próprio ambiente girava em torno de 38%, segundo dados da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International.
Durante a pandemia, em 2021, com as restrições de funcionamento de bares, o consumo migrou para dentro de casa e o off-trade subiu para 41,6%, totalizando 5,9 bilhões de litros de cerveja comercializadas.
Já o desempenho do consumo de cerveja fora do lar passou a registrar 58,4% – o que representa 8,4 bilhões de litros.
Zero álcool
Sobretudo, apesar de ainda representar uma parcela discreta do consumo total do mercado, a categoria de cerveja sem teor alcoólico foi considerada uma das mais bem-sucedidas nas vendas ao varejo em 2021.
Segundo levantamento da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, esse segmento registrou volume de 284,6 milhões de litros, um aumento em 44% em relação ao ano anterior.
“Na Copa, esse segmento poderá ganhar ainda mais força, pois é uma excelente opção para quem deseja acompanhar os jogos e consumir uma bebida bem gelada de uma forma mais responsável”, enfatiza o superintendente da Sindserv.
Além disso, a busca do consumidor por um estilo de vida mais leve, saboroso e equilibrado e os investimentos do setor em inovação impulsionam a categoria que espera crescer 37,6%, chegando a quase 400 milhões de litros no mercado.
Pesquisa
O Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, entidade responsável pela encomenda da pesquisa, representa as empresas responsáveis por cerca de 80% da produção de cerveja no Brasil.
Atua continuamente para o debate de regulamentos, leis, normas, políticas públicas e práticas que contribuam com o desenvolvimento da indústria e suas respectivas cadeias produtivas.