A partir deste ano passa a ser implementado o Novo Ensino Médio no Brasil. O modelo traz mudanças no conteúdo oferecido aos estudantes e aumento da carga horária de aulas.
A Especialista CNN em educação, Claudia Costin, diz que não será fácil fazer essas mudanças, mas que as modificações são necessárias pois o modelo anterior era inadequado. Alunos do Ensino Médio tinham em média 4 horas e 30 minutos de aula e 13 matérias obrigatórias. De acordo com Claudia, “uma carga diferente de todos os países de mesmo desenvolvimento”.
A implementação acontecerá inicialmente no primeiro ano de Ensino Médio e os alunos serão expostos a todas as áreas do conhecimento. Depois, no segundo e terceiro anos, eles seguirão um itinerário formativo específico, ou seja, vão se aprofundar na área de preferência de cada um.
“Vai ser bastante bastante desafiador. Temos problemas de logística e questões sobre como organizar isso na rede pública, mas valerá a pena. O Brasil não tem o direito de pensar pequeno”, afirma a Especialista CNN.