Boletim médico divulgado na tarde deste domingo (19) informou que o cantor Maurílio, da dupla com Luiza, passou a respirar espontaneamente, necessitando apenas de um suporte de um ventilador. O artista tem apresentado melhoras, mas continua em estado grave na UTI de um hospital de Goiânia. O sertanejo teve três paradas cardíacas e recebeu o diagnóstico de tromboembolia pulmonar.
“Apesar de seguir intubado, [cantor] teve uma melhora importante do padrão respiratório, estando no momento respirando espontaneamente, precisando apenas de suporte do ventilador”, disse o boletim.
O boletim desta tarde informou ainda que o artista vem apresentando sinais de atividade neurológica nas últimas 24 horas e segue realizando exames clínicos. Em relação a função renal, o hospital disse que ele segue em melhora, mas ainda ainda em hemodiálise.
Nesta manhã, a esposa do cantor contou neste domingo (19) que conversou com o marido na UTI e que ele chorou (veja vídeo abaixo). “Eu falei que hoje era o dia de vitória”, disse Luana Ramos.
“Eu fui fazer a visita de hoje e comecei a conversar, igual a gente faz todo dia e ele começou a chorar.”
“Ele chorou, o batimento cardíaco aumentou, ele começou a ter espasmos musculares, tossir e eu fiquei assustada, mas o pessoal da UTI falou que isso era muito bom, que era sinal que ele estava me escutando”, completou, chorando de emoção.
Internação
O cantor está internado desde a madrugada da última quarta-feira (15), após passar mal durante a gravação de um DVD na capital. No dia, ele chegou a cair no palco e foi socorrido pelo produtor e pela parceira Luiza. Ainda na noite de quarta-feira, o médico que o acompanha informou que ele estava sedado e em estado gravíssimo.
Na manhã dia seguinte, o quadro clínico do cantor passou a ser considerado grave, ao apresentar melhora na respiração. À noite, o boletim médico apontou que ele teve uma lesão renal e passou a fazer hemodiálise.
A equipe médica informou ainda que o artista realizou um ultrassom nos membros inferiores, que identificou trombos no sistema venoso da perna direita, o que é esperado em pacientes com condições parecidas.
Na sexta-feira (17), o sertanejo seguia em hemodiálise, mas com resposta favorável das funções renais e melhora dos sinais vitais, conforme boletim. A sedação dele foi retirada para que os médicos avaliassem as condições neurológicas dele.
No sábado (19), o hospital informou que ele seguia melhorando o quadro clínico e que começaria sa ser alimentado por sonda.
Cantor sempre cuidou da saúde
O médico Wandervam Azevedo disse que o sertanejo sempre foi extremamente cuidadoso com a saúde e fazia exames de rotina. O sertanejo sofreu um acidente de carro há cinco anos, quando teve várias fraturas pelo corpo e início de trombose. Depois da recuperação, ele passou a usar medicação contra a doença.
O médico explicou que tromboembolia pulmonar é a uma obstrução dos vasos da artéria pulmonar, que causa um coágulo, provavelmente da perna, que pode ir para o pulmão, coração ou cérebro, bloqueando o fluxo do sangue nesses lugares. Ele disse ainda que a doença é grave e que causa morte súbita em 25% dos casos.