Tor4Beer
Restaurante Central

PUBLICIDADE

COP

Anvisa divulga novas diretrizes sobre rotulagem nutricional

Por Redação

Em 12 de julho de 2024

Mais de 131 milhões de pessoas na América Latina e no Caribe não puderam ter acesso a uma alimentação saudável em 2020 – AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou hoje a atualização das principais perguntas e respostas sobre a rotulagem nutricional de alimentos embalados. O documento abrange 207 questões que oferecem orientações sobre o marco regulatório da rotulagem nutricional de alimentos.

Segundo a Anvisa, a revisão foi motivada pela dificuldade dos consumidores em entender as informações nutricionais nos rótulos dos alimentos. As mudanças visam aprimorar as regras de declaração da rotulagem nutricional para facilitar a compreensão pelos consumidores brasileiros.

O objetivo das modificações é ajudar os consumidores a fazer escolhas alimentares conscientes e adequadas às suas necessidades individuais, melhorando a visibilidade e a legibilidade das informações nutricionais. Além disso, as alterações visam reduzir situações que poderiam levar a enganos quanto à composição nutricional, facilitar comparações entre alimentos, melhorar a precisão dos valores nutricionais declarados e aumentar a quantidade de alimentos com essas informações disponíveis.

Entre as mudanças, estão novas regras para a rotulagem nutricional de adoçantes dietéticos, que devem incluir uma advertência específica para diabéticos e orientação para consumo sob supervisão de nutricionista ou médico.

A Anvisa também revisou as perguntas e respostas para fornecer maior clareza e precisão sobre açúcares adicionados presentes em ingredientes usados como fonte de fibras alimentares, considerando a diversidade de nomenclaturas, composições e métodos de produção desses ingredientes.

Foram adicionadas orientações sobre requisitos de legibilidade da declaração simplificada e linear da tabela nutricional, garantindo uma identidade visual única para esse tipo de informação.

A Anvisa espera que essas orientações auxiliem os fabricantes de alimentos e os órgãos do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária na implementação correta e na fiscalização dos regulamentos pertinentes.

Para mais informações, a Anvisa recomenda contatar a central de atendimento da agência através do seu site oficial.

Fonte: NM

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.