Pedro Pimenta, aos 33 anos, é uma figura extraordinária no cenário de superação pessoal. Tetra-amputado aos 18 anos devido a uma meningite bacteriana, ele se tornou o primeiro no mundo a viver com total autonomia usando quatro próteses.
Formado em economia pela University of South Florida (EUA), Pedro é autor do best-seller “Superar é Viver” e CEO e cofundador da Da Vinci Clinic.
Sua jornada de reabilitação em um centro de recuperação para veteranos de guerra em Oklahoma, nos Estados Unidos, foi um ponto de virada crucial em sua vida. Esta experiência não apenas o ajudou a se adaptar à sua nova realidade, mas também o inspirou a fundar a Da Vinci Clinic, um centro de referência na América Latina para a recuperação de amputados, especialmente em casos desafiadores.
Meningite e amputação
A meningite bacteriana pode levar à amputação de membros devido a uma série de complicações graves associadas à infecção.
Esse processo ocorre principalmente em decorrência dos seguintes mecanismos:
- Disseminação da infecção na corrente sanguínea
- Coagulação intravascular disseminada
- Síndrome de Waterhouse-Friderichsen
Seja pela infecção se espalhar ou pela redução ou interrupção da circulação sanguínea, as complicações citadas podem gerar necrose (morte das células), ou até mesmo gangrena (nível de necrose avançado, que causa a morte dos tecidos).
Como participar
Embora a entrada seja gratuita, os organizadores sugerem que os participantes façam uma doação de 2 litros de leite no dia do evento como parte de uma ação solidária.
Para aqueles interessados em participar da palestra, as inscrições podem ser feitas através do link.
Fonte: Correio do Estado