
A Polícia Ambiental de Costa Rica, em patrulhamento de rotina em Alcinópolis, realizou fiscalização ambiental em uma propriedade rural nesta terça-feira (19) e constatou a exploração, sem autorização do órgão competente, de 80 árvores da espécie Aroeira e uma árvore da espécie Ipê, que estavam armazenadas em toras no meio da mata nativa e nas adjacências da via interna da fazenda.
Na ocasião verificou-se que a exploração estava ocorrendo há alguns meses e havia árvores vitalizadas cortadas recentemente e troncos de árvores secos que foram cortados e armazenados para posteriormente serem transportados.
Em contato com o responsável pelo imóvel e pela exploração, o qual possui 68 anos e é residente no Mato Grosso, ele alegou que estava realizando o corte das árvores para uso interno no imóvel para construção de cercas e mangueiras para a atividade da pecuária, e que não solicitou autorização ao órgão ambiental. Diante dos fatos, os produtos florestais foram apreendidos e o responsável foi autuado pela infração ambiental no valor de R$ 28.300,00.
Também foi notificado para fazer a reposição florestal junto ao órgão ambiental.
Fonte: Maikon Leal