Inscrições para Festival Internacional de Pesca encerram nesta quarta-feira

Foto: Reprodução

O evento que reuni pescadores e entusiastas de todas as partes do mundo, Festival Internacional de Pesca Esportiva, acontecerá neste sábado (21), em Corumbá.

O torneio será em uma extensão de 6 quilômetros no Rio Paraguai e contará com canoagem infantil. As inscrições das equipes podem ser feitas somente até esta quarta-feira (17).

De acordo com a Fundação de Turismo (Fundtur/Ms) até o momento, 126 grupos realizaram o cadastro. A Fundação de Meio Ambiente de Corumbá (Imasul), estima que o número de participantes deve ultrapassar 150 equipes. Cada grupo deverá pagar o valor de R$ 300,00 para competir.

A equipe poderá ser formada por até três pescadores, mais um membro, chamado de piloteiro. Segundo o regulamento, cada equipe receberá uma régua que deverá ser utilizada para medir os pescados.

A fiscalização acontecerá antes e durante a prova pela Marinha. Para exercício também será exigida a documentação pessoal (carteira estadual ou federal de pesca amadora) e da embarcação.

A abertura oficial do evento ocorrerá às 19h de sexta-feira (20), no Centro de Convenções do Pantanal, na orla portuária. A prova terá largada na prainha do Porto-Geral, se estendendo das 7h às 14h de sábado (21).

PROVA INFANTIL – Domingo

Além da competição adulta, as crianças também poderão disputar na canoagem, na  famosa canoinha-de-um-pau-só, que é construída artesanalmente com tronco de ximbuva pelos pescadores, ribeirinhos e índios guató. A tradição referência a ocupação e colonização do Pantanal.

O evento contará com a participação de mil crianças e as provas serão realizadas em baterias, cada uma com duração de meia hora. A largada será às 9h30, no domingo (22).

No festival serão distribuídos mais de R$ 50 mil em prêmios, além de sorteios de um carro e uma moto para os inscritos. A equipe que conseguir fisgar o maior peixe será contemplada com um troféu de honra ao mérito.

O torneio é realizado desde a década de 90 e a última edição da disputa foi em 2012.

Todos os direitos reservados ® 2009 - 2026