COP

Governo brasileiro é avisado sobre interrupção da venda de fertilizantes de Belarus

Por Redação

Em 2 de março de 2022

0 Compart.
lavouras de Mato Grosso do Sul – Divulgação

Fontes graduadas do governo brasileiro foram informadas nesta terça-feira que a venda de fertilizantes de Belarus ao Brasil foi interrompida.

país fornece pouco mais de 3% do produto utilizado pelo agronegócio brasileiro. O principal fornecedor do produto para o Brasil é a Rússia, com mais de 20%.

Segundo o blog apurou, a interrupção se deu pela proibição de escoar o produto pela Lituânia, integrante da União Europeia, que fechou sua fronteira.

Belarus é aliada da Rússia e também tem sido alvo de medidas para conter o governo de Vladimir Putin.

O Ministério da Agricultura informa que as limitações de importação de fertilizantes de Belarus começaram no final de 2021 e incluem restrições por razões humanitárias. O ministério vem buscando diversificar os países fornecedores e deve lançar nos próximos dias o Plano Nacional de Fertilizantes.

Segundo relataram as fontes ao blog, em razão da proibição, o governo teme uma escalada no preço dos fertilizantes no mercado brasileiro, com consequente impacto nos preços dos alimentos.

O blog revelou ainda a preocupação das autoridades brasileiras em relação à produção de fertilizantes em uma fábrica localizada em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, vendida há menos de um mês pela Petrobras a uma empresa russa.

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...