COP

Sisu 2022: com 4,1 mil vagas em MS, confira tudo o que precisa saber antes de se inscrever

Por Redação

Em 11 de fevereiro de 2022

0 Compart.
Resultado do Sisu, educação. MEC

Com mais de 4,1 mil vagas para cursos em Mato Grosso do Sul, as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) serão abertas no dia 15 de fevereiro. O programa do MEC (Ministério da Educação) leva em conta a nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021, divulgadas na quarta-feira (9), para determinar se o candidato vai ou não obter aquela vaga.

Conforme explicado pelo G1, o Sisu é um sistema pelo qual o MEC seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas. Para concorrer, o candidato precisa estar dentro da nota de corte do curso em questão. Ou seja, precisa ter obtido uma nota igual ou maior à nota mínima definida para aquele curso.

Confira abaixo o que é importante saber antes de se inscrever no Sisu.

1. Quem pode se inscrever no Sisu?

Pode se inscrever no processo seletivo do primeiro semestre quem prestou o ENEM 2021 e tenha tirado nota superior a zero na redação. O candidato não pode ter participado da edição como “treineiro”, como é o caso de alunos que não concluíram o ensino médio.

2. Quais são as categorias das vagas?

As vagas ofertadas pelo Sisu são divididas entre:

  • aquelas exigidas pela Lei de Cotas, destinadas a alunos de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e com deficiência;
  • vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas e informadas pela instituição; e
  • vagas destinadas à ampla concorrência.

O candidato não pode se inscrever em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

3. Posso concorrer a quantas vagas?

Cada candidato pode tentar uma vaga em até dois cursos. Ele pode, por exemplo, pleitear uma vaga em direito na Universidade Federal da Bahia e ainda concorrer a uma vaga de arquitetura e urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais.

Para isso, no ato da inscrição, o estudante precisa definir o curso prioritário, aquele que é a sua primeira opção, e a opção de curso secundária. A sinalização de um segundo curso não é obrigatória.

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...