Sobe para 16 o número de cidades que registraram problemas na rede de energia após os temporais de domingo (3), conforme informações da concessionária responsável por 74 municípios de Mato Grosso do Sul, a Energisa. Se você teve prejuízos com equipamentos por conta do problema, saiba como pedir o ressarcimento para a distribuidora de energia.
Até a tarde de domingo, 11 cidades estavam com quedas de energia devido às condições adversas do tempo: Nova Andradina, Ponta Porã, Amambai, Coronel Sapucaia, Itaquiraí, Eldorado, Maracaju, Bela Vista, Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo e Porto Murtinho, onde um poste de alta tensão caiu. Por lá, as equipes já resolveram o problema e o município está energizado.
Com o temporal avançando por MS, na noite de domingo, outras 5 cidades registraram problemas: Nova Alvorada, Bela Vista, Nioaque, Bonito, Aquidauana e Corumbá.
Para solucionar as ocorrências, a Energisa informou que “desde a última sexta-feira está trabalhando em modo contingência, quando mais equipes são acionadas para ajudar a restabelecer a energia para clientes impactados pela combinação de chuva, fortes ventos, e descargas atmosféricas e um elevado número de objetos lançados à rede elétrica”.
Em nota, a concessionária atribui os problemas às condições do tempo. “Somente neste domingo (03), das 0h às 17h30, foram registradas 118.184 descargas atmosféricas no estado e ventos com velocidade acima de 65 km/h”.
Conforme a Energisa, o consumidor tem até 90 dias, a contar da data provável do dano elétrico no equipamento, para solicitar ressarcimento à distribuidora, devendo fornecer, no mínimo, os seguintes elementos:
Observações:
A concessionária informou que investiu R$ 31 milhões em manutenção preventiva nos últimos 12 meses. A Energisa informa que os índices de duração e frequência de interrupção estão abaixo do recomendado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Dados obtidos pela reportagem junto à Aneel mostram que, por outro lado, 31% dos 60 conjuntos de consumidores atendidos pela Energisa fecharam o ano de 2020 com índices acima do limite recomendado pela agência.
Confira a tabela abaixo, extraída do sistema da Aneel. Os municípios destacados em rosa apresentaram duração média de interrupção acima do limite no ano de 2020:
