
Os partidos do Centrão marcaram uma nova reunião para o dia 28 de outubro — três dias depois do fim das eleições — para voltarem a discutir possíveis mudanças no sistema eleitoral brasileiro, uma espécie de nova reforma política.
A CNN apurou que a ideia é mudar a forma de eleição de deputados federais, numa clara tentativa de conter a perda de espaço do Centrão e acabar com os chamados “puxadores de votos”, que permitiram o crescimento da bancada do PL (Partido Liberal) a partir do ano que vem.
Segundo relatos, a ideia que neste momento ganha mais força é a substituição do atual sistema proporcional pelo chamado distrital misto, que combina dois modelos de escolha.Play Video
Dessa forma, os estados seriam divididos em “distritos eleitorais” sendo metade das vagas preenchidas pelos mais votados nesses locais e a outra metade por nomes a serem escolhidos pelos próprios partidos.
Ainda há resistências dentro do próprio Centrão quanto ao distrital misto. Parte dos parlamentares defende o chamado “distritão”, onde os mais votados são eleitos. No entanto, nesse modelo, os partidos pequenos poderiam perder ainda mais espaço.
Pesa a favor do distrital misto o apoio dos presidentes dos partidos e o fato de a mudança poder ser realizada por meio de projeto de lei, sem a necessidade de aprovação de uma PEC (proposta de emenda à Constituição).
Um projeto apresentado em 2019 já tramita na Câmara, de autoria do senador eleito Domingos Sávio, agora do PL. O texto recebeu apoio de parlamentares especialmente do Republicanos e do PSD.
