Trânsito é liberado na MS-080 após conclusão de ponte sobre o Rio do Peixe

Midiamax/AB

Nova estrutura tem caráter temporário. (Foto: Álvaro Rezende)

O tráfego de veículos na rodovia MS-080, em Rio Negro (MS), foi restabelecido na manhã desta terça-feira (14), com a liberação de uma ponte metálica emergencial sobre o Rio do Peixe. A estrutura substitui, de forma provisória, a travessia que desabou no dia 22 de fevereiro, após fortes chuvas atingirem a região.

Desde o colapso da antiga ponte, motoristas enfrentavam dificuldades para se deslocar entre as regiões afetadas, com impactos diretos na rotina da população e no transporte de mercadorias. Para minimizar os prejuízos, uma passadeira provisória para pedestres foi instalada em março, permitindo a travessia a pé. Segundo balanço, mais de 10 mil pessoas utilizaram o dispositivo no período.

A nova ponte, do tipo LSB (Logistic Support Bridge), começou a ser montada após a solução emergencial inicial. A estrutura tem caráter temporário e será utilizada até a construção de uma ponte definitiva no local. A travessia funcionará em sistema de “pare e siga” e possui limite de carga de até 40 toneladas.

A montagem exigiu o transporte e a utilização de cerca de 140 toneladas de materiais, entre aço e ferro, além do trabalho de 85 militares. Na segunda-feira (13), a estrutura passou por vistoria antes da liberação oficial ao tráfego.

A obra foi executada pelo Exército Brasileiro, por meio do 9º Batalhão de Engenharia de Combate, em ação coordenada com a Prefeitura de Rio Negro e o Governo de Mato Grosso do Sul.

Todos os direitos reservados ® 2009 - 2026