
Foto: Divulgação
Para fortalecer os municípios da região Norte de Mato Grosso do Sul e estimular a atuação integrada entre lideranças, o Sebrae/MS, em parceria com o Movimento Norte Forte, realizou nesta terça-feira (7), em Coxim, o Workshop Territórios Empreendedores.
O evento teve como objetivo promover o diálogo e estruturar uma agenda conjunta voltada ao desenvolvimento local, reunindo representantes de dez municípios: Alcinópolis, Bandeirantes, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.
De acordo com a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, a iniciativa faz parte de uma estratégia contínua para fortalecer a governança regional, integrando poder público, setor produtivo e instituições de ensino na construção de soluções conjuntas.
Grande parte dessas ações ocorre por meio do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, via Semadesc, e as prefeituras. Na região Norte, seis municípios participam do programa, e o workshop proporcionou a troca de boas práticas entre as cidades.
“Queremos fortalecer a cooperação entre os municípios, alinhando estratégias e integrando esforços para impulsionar o desenvolvimento regional. O apoio às gestões municipais é fundamental para criar um ambiente mais favorável aos pequenos negócios, e isso precisa ser construído de forma conjunta”, destacou Luzicarla.
O Movimento Norte Forte foi representado pelo presidente e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável de Coxim, Saimon Cândido. Segundo ele, a articulação regional é essencial para o crescimento da região.
“Nosso objetivo é reunir lideranças que pensem o Norte como uma região em ascensão econômica, com grande potencial. Criamos a agência para integrar e consolidar esse processo de desenvolvimento”, afirmou.
O workshop foi dividido em dois momentos: um teórico, com apresentação de boas práticas e do contexto regional, e outro prático, com uma oficina voltada à construção de um plano de ação conjunto.
Durante o evento, foram apresentadas ações do Movimento Norte Forte, além de experiências de gestores de outros municípios do país.
Entre os convidados, o ex-prefeito de Carmo do Cajuru (MG), Edson Vilela, abordou o tema “Cidades Inteligentes”, apresentando soluções aplicáveis a municípios de pequeno porte. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis (MG), Igor Cardoso, participou de forma online, compartilhando cases sobre atração de investimentos, inovação e desenvolvimento econômico.
O consultor do Sebrae/MS, Ângelo Roncalli, também apresentou o cenário atual da região Norte, destacando temas como ambiente de negócios, turismo e governança, além de apontar estratégias previstas nos Planos de Desenvolvimento Municipais.
Na etapa prática, as lideranças debateram as principais demandas da região e construíram, de forma conjunta, propostas de ações para impulsionar o desenvolvimento regional.
Para os participantes, o encontro foi fundamental para fortalecer a integração entre os municípios.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde, Rafael Gomes, destacou a importância da troca de experiências. “O Sebrae contribui ao promover equidade entre os municípios, permitindo que políticas públicas bem-sucedidas sejam replicadas em toda a região”, afirmou.
Já o secretário de Agricultura de Costa Rica, Fernando Barbosa, ressaltou o valor do networking. “Nenhum município cresce sozinho. Esse tipo de encontro permite aprendizado e conexão entre lideranças, o que é essencial para o desenvolvimento conjunto”, disse.
A diretora-geral do IFMS Campus Coxim, Angela Kwiatkowski, também destacou o papel da educação. “Momentos como este são fundamentais para fortalecer parcerias e promover inovação. A educação tem muito a contribuir com o empreendedorismo e o desenvolvimento regional”, concluiu.
Mais informações sobre as ações do Sebrae/MS podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site: ms.sebrae.com.br.