COP

Aterro de Campo Grande receberá lixo de 4 cidades em meio a crise na coleta

Por Redação

Em 11 de fevereiro de 2026

0 Compart.
Foto: Arquivo TopMídiaNews

Enquanto vários bairros de Campo Grande estão com a coleta de lixo atrasada, a prefeitura firmou convênios para que o Aterro Sanitário Dom Antônio Barbosa II, operado pela CG Solurb, receba resíduos das cidades de Figueirão, Jaraguari, Bandeirantes e Corguinho.

Os extratos foram publicados no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta quarta-feira (11) e formalizam a regionalização do uso do espaço. A vigência prevista é de um ano, entre novembro de 2025 e novembro de 2026.

Pelos termos publicados, a taxa inicial para recebimento dos resíduos será de R$ 214,54 por tonelada, valor que será pago pelos municípios vizinhos.

Na prática, os acordos ampliam a utilização do aterro da Capital, centralizando a destinação final do lixo de cidades do entorno. Não há detalhes sobre o impacto ambiental para o município e para as comunidades nas proximidades.

Enquanto isso, a Cidade Morena vem sofrendo com falhas recorrentes na coleta de lixo nos bairros. Nesta quarta-feira (11), moradores do Lageado, Iraci Coelho, Aero Rancho e região ficaram sem o serviço, problema que está deixando de ser pontual, como já reportado pelo TopMídiaNews e mostrado ao final do texto com vídeo de leitor gravado nesta manhã.

A coincidência levanta suspeitas sobre a real natureza da crise sanitária em Campo Grande. Enquanto a Solurb garante fôlego operacional para importar resíduos de municípios vizinhos, garantindo nova receita, os caminhões somem das ruas de bairros periféricos justamente em um momento crítico após suspensão temporária de reajuste abusivo na Taxa de Lixo, que compõe o IPTU.

Prefeitura e Solurb foram procuradas pela reportagem para esclarecimentos. O espaço está aberto para manifestação.

TMN/AB

 

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...