COP

Nível do Rio Taquari chega a 5,24 metros em Coxim após chuvas intensas

Por Redação

Em 5 de fevereiro de 2026

0 Compart.
Foto: Alisson Silva

As chuvas intensas registradas nos últimos dias em Coxim e em municípios da região Norte de Mato Grosso do Sul provocaram elevação significativa no nível do Rio Taquari, acendendo o alerta para monitoramento contínuo da situação.

De acordo com dados da estação fluviométrica de Coxim, o Rio Taquari atingiu 524 centímetros, com vazão de 1.120 m³/s, conforme atualização realizada às 2h30 desta quinta-feira (05). Nas últimas 24 horas, foi registrado 1 mm de chuva na estação local, mas o impacto maior vem do grande volume acumulado na bacia do rio.

Informações do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) apontam que Coxim acumulou 198,4 milímetros de chuva nas últimas 72 horas, volume considerado elevado. Cidades da região apresentaram índices ainda mais altos, como Corguinho, com até 315,2 mm, e São Gabriel do Oeste, com 294,4 mm, o que contribui diretamente para o aumento do nível dos rios que deságuam no Taquari.

O histórico recente mostra tendência de elevação gradual do nível do rio, reflexo das chuvas constantes em curto intervalo de tempo. Apesar de o nível ainda não ter atingido cota de inundação, a Defesa Civil e os órgãos de monitoramento seguem atentos, especialmente em áreas ribeirinhas e pontos tradicionalmente suscetíveis a alagamentos.

A recomendação é que moradores de regiões próximas ao leito do rio acompanhem os boletins oficiais e redobrem a atenção, principalmente com a previsão de instabilidade climática para os próximos dias.

As informações são monitoradas por meio de dados da ANA, Cemaden, Inmet e Semadesc, que seguem acompanhando o comportamento do Rio Taquari em tempo real.

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...