COP

EUA planejam ampliar proibição de viagens para mais de 30 países

Por Redação

Em 5 de dezembro de 2025

0 Compart.
Presidente dos EUA, Donald Trump, durante visita a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. — Foto: Brian Snyder/ Reuters

Os Estados Unidos planejam expandir o número de países abrangidos pela proibição de viagens para mais de 30, disse a secretária de Segurança Interna do país, Kristi Noem, nesta quinta-feira (4).

Em entrevista ao programa “The Ingraham Angle” da Fox News, Noem foi questionada se o governo do presidente americano Donald Trump aumentaria o número de países na lista de restrições de viagem.

“Não vou especificar o número, mas são mais de 30, e o presidente continua avaliando os países”, disse ela.

Em junho, Trump assinou uma proclamação proibindo a entrada nos Estados Unidos de cidadãos de 12 países e restringindo a entrada de cidadãos de outros sete, alegando que a medida era necessária para proteger o país contra “terroristas estrangeiros” e outras ameaças à segurança.

A medida se aplica tanto a imigrantes quanto a não imigrantes, como turistas, estudantes e viajantes a negócios. Noem não especificou quais países seriam adicionados à lista.

“Se eles não têm um governo estável, se não têm um país que possa se sustentar e nos dizer quem são esses indivíduos e nos ajudar a verificá-los, por que deveríamos permitir que pessoas desse país viessem para os Estados Unidos?”, disse Noem.

Escala dos EUA contra imigração

A Reuters havia noticiado anteriormente que o governo Trump estava considerando proibir a entrada nos Estados Unidos de cidadãos de mais 36 países, de acordo com fontes do Departamento de Estado.

Uma ampliação da lista representaria uma escalada ainda maior nas medidas migratórias tomadas pelo governo desde o tiroteio contra dois membros da Guarda Nacional em Washington, DC, na semana passada.

Investigadores afirmam que o tiroteio foi realizado por um cidadão afegão que entrou nos EUA em 2021 por meio de um programa de reassentamento, no qual autoridades do governo Trump argumentaram que houve verificação insuficiente.

Dias após o tiroteio, o presidente americano prometeu “suspender permanentemente” a imigração de todos os “países do Terceiro Mundo”, embora não tenha identificado nenhum pelo nome nem definido o que são “países do Terceiro Mundo”.

Anteriormente, funcionários do Departamento de Segurança Interna disseram que Trump havia ordenado uma revisão abrangente dos pedidos de asilo aprovados durante o governo de seu antecessor, o ex-presidente democrata Joe Biden, e dos Green Cards emitidos para cidadãos de 19 países.

Desde que retornou ao cargo em janeiro, Trump priorizou agressivamente a aplicação das leis de imigração, enviando agentes federais para as principais cidades dos EUA e impedindo a entrada de solicitantes de asilo na fronteira entre os EUA e o México.

O governo Trump tem frequentemente destacado a campanha de deportação, mas até agora tem dado menos ênfase aos esforços para reformular a imigração legal.

CNN/ML

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...