
Um avião cargueiro C-17 Globemaster III da Guarda Aérea Nacional dos Estados Unidos pousou no início da noite desta terça-feira (29) no Aeroporto Internacional de Campo Grande. A aeronave chegou transportando equipamentos e helicópteros que serão usados no Exercício Tápio 2025, operação militar que reúne forças do Brasil e dos EUA.
A missão tem início na próxima quinta-feira (31), com todas as atividades previstas na Base Aérea da Capital.
O cargueiro pertence à NY ANG (Guarda Aérea Nacional de Nova York) e tem matrícula 97-0045. Outro modelo idêntico, de número 01-0188, também está a caminho de Mato Grosso do Sul para reforçar a logística do treinamento, que acontece a cada dois anos em território brasileiro.
O Exercício Tápio simula operações em ambientes de conflito, com foco em evacuação aeromédica, resgate em combate, missões táticas e transporte de carga. Além da FAB (Força Aérea Brasileira), participam militares do Exército e da Marinha. Os norte-americanos trazem ainda o helicóptero HH-60W Jolly Green II e o avião HC-130J Combat King II, adaptados para busca e salvamento.
A presença das aeronaves chama atenção pelo porte e pela complexidade das operações. Imagens das câmeras do aeroporto mostram o momento em que o C-17 tocou a pista sob escolta.
Criado em 2018, o Exercício Tápio é uma das maiores ações do tipo realizadas no Brasil. A Base Aérea de Campo Grande serve como centro de comando para os deslocamentos, treinamentos e simulações que envolvem missões coordenadas.

CGN/ML








