COP

No mês do meio ambiente, negócios de Mato Grosso do Sul protagonizam sustentabilidade

Por Redação

Em 25 de junho de 2025

0 Compart.
De Bonito, o Parque Ecológico do Rio Formoso tem política Lixo Zero. Crédito imagem: arquivo Parque Ecológico do Rio Formoso

Mato Grosso do Sul é reconhecido nacionalmente por suas belezas naturais, resultado da rica fauna e flora presentes, especialmente nos biomas do Pantanal e do Cerrado. No mês de junho, quando são intensificadas as ações de conscientização ambiental, pequenos negócios do Estado ganham visibilidade ao promoverem iniciativas que vão além da preservação — fomentando o desenvolvimento sustentável, com soluções inovadoras e economicamente viáveis.

Em 2025, startups e empresas locais demonstram que é possível aliar impacto social, respeito ao meio ambiente e qualidade de vida da população por meio de práticas responsáveis e comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Engenharia a serviço da dignidade

Na capital Campo Grande, a Digna Engenharia é um exemplo de negócio que une inovação social e consciência ambiental desde sua fundação, em 2018. Com o propósito de oferecer moradias mais dignas à população de baixa renda, a empresa realiza consultorias, construções e reformas acessíveis, garantindo infraestrutura segura e saneamento básico para quem mais precisa.

“Nosso objetivo é democratizar o acesso à engenharia e quebrar o estigma de que esse serviço é ‘coisa de gente rica’. Todos têm o direito de contar com profissionais especializados, independentemente da classe social. Trabalhamos para transformar a realidade de quem vive em situação de vulnerabilidade”, explica Evelin Mello, engenheira civil e fundadora da empresa.

Com apoio do Sebrae/MS, por meio do Living Lab — Laboratório de Inovação e Prototipagem — a Digna desenvolveu soluções como as obras sociais, que realizam reformas gratuitas em cômodos de residências de famílias em situação de moradia precária, com renda de até dois salários mínimos. A proposta é avaliada tecnicamente e, se aprovada, a reforma é executada sem custos para a família beneficiada.

Além da transformação social, a empresa tem atuação firme na área ambiental. “Adotamos o uso consciente de água e energia, e investimos fortemente no reaproveitamento de resíduos. Materiais ainda utilizáveis retirados de reformas são destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade, evitando o descarte e promovendo a economia circular”, destaca Evelin.

Turismo sustentável no coração de Bonito

Outro destaque é o Parque Ecológico Rio Formoso, em Bonito, um dos principais destinos de ecoturismo do país. Imerso em um cenário paradisíaco, o empreendimento alia a experiência do visitante com ações concretas de sustentabilidade, sendo um dos poucos da região Centro-Oeste com certificação Lixo Zero e o selo internacional ISO 21101, voltado para o turismo de aventura.

Com 200 hectares dedicados à preservação, o Parque investe em energia limpa, separação de resíduos e uso racional da água. Segundo Vanessa Miranda, gerente do empreendimento, essa postura atrai turistas conscientes e ajuda a difundir boas práticas ambientais. “Desde o início, alcançamos resultados expressivos com o Programa Lixo Zero. Todos os colaboradores participam de treinamentos em educação ambiental, fortalecendo o engajamento com os visitantes”, afirma.

O Parque está inserido em uma área de grande valor ecológico: o Monumento Natural do Rio Formoso, criado em 2003. Com águas cristalinas que formam cachoeiras e piscinas naturais, a região é monitorada por meio de uma estação meteorológica adquirida em parceria com o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), que realiza estudos sobre a capacidade de carga do rio e compartilha os dados com órgãos públicos para subsidiar políticas ambientais eficazes.

O empreendimento também contribui com a economia circular, doando materiais recicláveis a associações e projetos sociais que geram renda com a produção de peças artesanais. “Essas iniciativas fortaleceram parcerias, promoveram impactos positivos na comunidade e consolidaram o Parque como referência nacional em turismo sustentável e gestão ambiental responsável”, conclui Vanessa.


Mais informações
Pequenos negócios como a Digna Engenharia e o Parque Ecológico Rio Formoso são apoiados pelo Sebrae/MS. Para saber mais, entre em contato com a Central de Relacionamento pelo número 0800 570 0800 ou acesse o site ms.sebrae.com.br.

Fonte: Da assessoria

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...