COP

Pescador resgata e ajuda filhote de onça a atravessar rio no Pantanal

Por Redação

Em 20 de junho de 2025

0 Compart.
Turista resgata filhote de onça-pintada no rio Pantanal. Foto: Reprodução

Sabe aquela história que todos dizem ser de pescador? O empresário Vanderlei da Silva Rosa tem uma para contar e se orgulha dela. Ele resgatou um filhote de onça-pintada no Pantanal de Mato Grosso do Sul, mas calma que foi por uma boa causa. O filhote foi encontrado no meio do rio e, cansado, ele teve ajuda para chegar até a margem.

Clique aqui para seguir o Coxim Agora no Instagram.

Vanderlei é de Ibaté (SP) e, ao menos uma vez por ano, viaja para o Pantanal de Mato Grosso do Sul para praticar o hobby de pescar. Ele conta que já foi duas vezes para a região de Corumbá (MS), mas na semana passada (13), viveu uma experiência única.

“Um fato que vai marcar por toda a nossa história de pescador amador que gosta de ir a lazer para o Pantanal. Vi toda aquela natureza que tem lá e nós fomos premiados desta vez”, explicou.

Vanderlei estava com um amigo pescador e quando voltavam da pescaria, mais precisamente na junção do Rio Miranda com o Rio Paraguai, avistaram uma onça com dois filhotes.

“Quando passaram alguns barcos na nossa frente, os filhotes trocaram a direção. Um foi para o sapé e o outro foi em direção ao Rio Paraguai. Lá tem uma correnteza e com certeza ele ia extraviar da mãe, aí só sobrou alternativa de tentar ajudar”, lembra.

Os pescadores agiram de forma amadora para tentar salvar o filhote, que já aparentava estar cansado. O animal se agarrou em uma rede e foi levado até as margens do rio na direção em que a mãe foi avistada, cerca de 30 metros.

“Com certeza o bichinho se salvou, a oncinha estava muito cansada, mas graças a Deus que deu tudo certo”, disse.

O outro filhote, segundo o pescador, também conseguiu se salvar, após seguir a mãe.

Parte do vídeo, postado nas redes sociais, viralizou e teve mais de 200 comentários e 240 mil reproduções. Nas imagens, ainda é possível ouvir o outro pescador dizendo que ‘ganharam a pescaria’.

Final feliz?

O biólogo Henrique Abrahão Charles analisou as imagens e informou que sim, o final é feliz. Segundo ele, há chance de mais de 90% de o filhote reencontrar a mãe.

“O filhote chama a mãe, ele sabe. A mãe não abandona o filhote. Eles se comunicam. A onça tem olfato muito poderoso, boa audição e visão excelente. Existem métodos de vocalização do filhote. Ela vai procurar por ele, ele vai chamar por ela”, explicou, dizendo ainda que ficou emocionado com o vídeo.

Filhote de onça é resgatado no meio de rio por pescadores em MS — Foto: Vanderlei Rosa

Filhote de onça é resgatado no meio de rio por pescadores em MS — Foto: Vanderlei Rosa

Fonte: g1MS/ML

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...