COP

Covid não é mais uma emergência sanitária global, diz OMS

Por Redação

Em 5 de maio de 2023

0 Compart.
Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus – AFP/Arquivos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou nesta sexta-feira (5) que a Covid-19 não tem mais caráter de emergência sanitária mundial. “O Comitê de Emergência se reuniu pela 15ª vez e me recomendou que eu declarasse o fim da emergência de saúde pública de importância internacional”, informou a entidade nas redes sociais.

No entanto, isso não significa que o COVID-19 acabou como uma ameaça à saúde global. Segundo a OMS, o vírus deixa de ser classificado como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), mas não desclassifica a situação de pandemia no mundo.

A classificação de urgência é a mais alta da OMS, dada para o coronavirus em março de 2020. Desde ontem, estima-se que o vírus matou cerca de 7 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, o número em três anos foi de 701.494 casos de infectados que vieram a óbito.

A decisão veio a partir de discussão com debate de especialistas em saúde. “É, portanto, com grande esperança que declaro o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde global”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom. Ele acrescentou também que o escalonamento da doença no mundo poderia ser evitado.

“Uma das maiores tragédias de Covid-19 é que não precisava ser assim. Temos as ferramentas e as tecnologias para nos prepararmos melhor para as pandemias, detectá-las mais cedo, responder a elas mais rapidamente e mitigar seu impacto”, declarou.

No Brasil, as medidas sanitárias, como uso de máscara de proteção e campanhas para que as pessoas evitassem aglomerações, foram minimizadas pelo governo Jair Bolsonaro na época. Agravantes como demora para compra de imunizantes e depreciação da doença, chamada pelo ex-presidente de ‘gripezinha’, foram consideradas contribuições para que o coronavírus tivesse maiores efeitos no país.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mailCadastre-se

A OMS declarou o surto da doença na alta classificação de ESPII em 30 de janeiro de 2020, durante reunião em Genebra, na Suíça. Três anos depois, em janeiro deste ano, o Comitê se reuniu novamente e decidiu que ainda havia caráter emergencial. Algumas recomendações foram dadas na oportunidade, com foco em conter o coronavírus:

  • Focar na vacinação e nas doses de reforço;
  • Melhorar a notificação de dados à OMS;
  • Aumentar o uso e a disponibilidade a longo prazo de vacinas, diagnósticos e terapias;
  • Preparar-se para futuros surtos;
  • Trabalhar com as comunidades;
  • Ajustar as medidas de viagem conforme as avaliações de risco;
  • Apoiar a pesquisa para melhorar as vacinas e a condição pós-COVID-19.

Fonte: IstoÉ

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...