Coxim, MS
27 de janeiro de 2021
Plantão
67 9 9659 6042

Saiba como melhorar seu sono de uma vez por todas

Uma boa noite de sono pode fazer milagres não só no nosso humor, mas também no sistema imunológico, por exemplo. Para acabar de uma vez com os distúrbios do sono, dois profissionais deram dicas de terapias alternativas que podem te ajudar a dormir melhor.

Adriana Volpe, farmacêutica e diretora da Divinitè Nutricosméticos, falou sobre a importância de identificar rapidamente os distúrbios do sono. “Alguns sinais de que sua noite de sono tem pouca qualidade e não está sendo reparadora são insônia, muita dificuldade para acordar pela manhã, mudanças de humor e estresse”, começa. Ela também ressalta que é necessário deixar os aparelhos eletrônicos de lado no mínimo 30 minutos antes de dormir.

Muitas vezes, apesar de estarmos cansados e com sono, não conseguimos adormecer. Para isso, Adriana recomenda compostos com serotonina e a famosa melatonina. “A melatonina é o hormônio do sono e é a partir dela que a hora de dormir se torna mais reparadora e tem mais qualidade. É possível encontrar a melatonina para consumo, mas não no Brasil. Por isso recomendo produtos que incentivem a produção natural de melatonina, o que é possível com nutracêuticos”, explica a farmacêutica.

Segundo a profissional, os principais compostos que ajudam a fabricar a melatonina são L-Triptofano, L-Treonina, L-Glutamina, maracujá e vitamina B6, mas é importante sempre consultar um médico para tomá-los de forma correta. Além disso, as terapias alternativas também podem ajudar, principalmente quem é bastante estressado.

“O alto nível de cortisol, hormônio do estresse, é um dos principais fatores para a desregulação do ciclo do sono. Como alternativas temos os nutracêuticos, como o Nutrinoite da Divinitè Nutricosméticos, que auxilia na regulação do humor além do sono. Há também os óleos essenciais, que podem ser utilizados para criar um ambiente mais relaxante, e também os chás naturais, que auxiliam no relaxamento do corpo”, finaliza.

Já Arthur Feltrin, médico especialista em longevidade saudável, conta como as práticas de meditação, massagem, entre outras, podem auxiliar no relaxamento e consequentemente melhorar o sono.

“Para garantir um descanso restaurador, técnicas de terapias complementares como meditação, massagens, reflexologia e exercícios de respiração ajudam a diminuir a ansiedade e a sensação de tensão física e mental que podem levar à falta de sono”, começa.

De acordo com ele, a sonoterapia pode ser muito benéfica nos casos de insônia. Essa prática ajuda não só quem tem dificuldade em dormir, mas quem sofre de sonambulismo, por exemplo. “A terapia do sono ou sonoterapia é um tratamento que visa reequilibrar o período de descanso por meio de um conjunto de técnicas e estímulos externos e, em alguns casos, até mesmo com o auxílio de medicamentos”, conta Arthur.

“Os benefícios desse procedimento incluem melhora no sono, sensação prolongada de descanso, relaxamento físico e mental, diminuição dos riscos de problemas graves de saúde como hipertensão e alterações hormonais, assim como o controle e prevenção dos distúrbios psicológicos e disposição para execução das atividades do dia a dia”, completa.

Para finalizar, ele passa um pequeno ritual simples para que você durma melhor. “Preparar o quarto com sprays ambientais e ajustar as luzes, assim como incluir na rotina um banho quente com sais e aromaterapia são técnicas que ajudam a relaxar os músculos e diminuir a tensão.”

print

Comments

comments