Categories: Rural

BNDES lança nova modalidade de crédito para a área rural

Com a participação da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, anunciou, em transmissão online hoje (8), a criação de uma nova ferramenta para apoio aos pequenos produtores rurais do país, por meio do Crédito de Recebíveis do Agronegócio Garantido. A nova modalidade de crédito para a área rural terá garantia do BNDES, por meio da linha BNDES Garantia, visando incentivar o crédito privado para o agronegócio nacional.

A ministra ressaltou, na ocasião, que o processo, iniciado há cerca de um ano, por meio de um “somatório de esforços”, permitiu o anúncio dessa ferramenta “tão importante e inédita para o agronegócio brasileiro”. Montezano, por sua vez, destacou que o que se celebrava ali era mais que uma operação rotineira no dia a dia do BNDES. “É uma grande inovação”.

Apesar de ter um volume ainda reduzido, em comparação a outras operações do banco, Montezano salientou que ela marca a entrada da instituição em um mercado que ele vê com grande futuro para o banco e para a articulação de política pública brasileira, “que é, justamente, o mercado de garantias”.

Esse novo instrumento vai permitir ao BNDES apoiar pequenos e médios empreendedores do setor rural e também de diversos setores da indústria. “Pretendemos usar também a garantia para a infraestrutura”, disse o presidente do BNDES. Com o novo instrumento, Montezano disse que o banco estava “democratizando o crédito”, dando aos produtores a oportunidade de terem o capital financiado por grandes bancos, como o próprio BNDES, mas também alavancando recursos de investidores pessoas físicas, com redução de custos. “A gente está desconcentrando a indústria de crédito nacional”, disse.

Cotrijal

O produto financeiro BNDES Garantia permite ao banco atuar como garantidor do crédito, em modelo similar ao que ocorreu no Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (Peac), que usou recursos do Fundo Garantidor de Investimentos (FGI) para assegurar R$ 92 bilhões em financiamentos, no ano passado. A primeira atuação em modelo piloto do BNDES como garantidor de financiamentos rurais foi realizada com a Cotrijal, cooperativa que reúne mais de 7.700 cooperados e atua em 32 municípios no norte do Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário...
AddThis Website Tools
Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Audiência Pública em Coxim debate a situação da BR-163 e cobra providências da ConcessionáriaAudiência Pública em Coxim debate a situação da BR-163 e cobra providências da Concessionária

Audiência Pública em Coxim debate a situação da BR-163 e cobra providências da Concessionária

Na noite desta quinta-feira (27), a Câmara Municipal de Coxim recebeu uma Audiência Pública para…

8 horas ago
Polícia Civil e Receita barram remessa suspeita de avião para a BolíviaPolícia Civil e Receita barram remessa suspeita de avião para a Bolívia

Polícia Civil e Receita barram remessa suspeita de avião para a Bolívia

Uma ação conjunta da Receita Federal com o Departamento de Repressão à Corrupção e ao…

13 horas ago
PRF prende passageiro de ônibus transportando mais de 10 kg de maconha em CoximPRF prende passageiro de ônibus transportando mais de 10 kg de maconha em Coxim

PRF prende passageiro de ônibus transportando mais de 10 kg de maconha em Coxim

Na tarde desta quinta-feira (27), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um jovem de 21…

13 horas ago

Frente fria chega e MS terá o primeiro frio do ano na próxima semana

Mato Grosso do Sul deve registrar o primeiro frio do ano na próxima semana, devido…

14 horas ago

Polícia Civil prende mulher por transportar cocaína dentro do corpo, em Campo Grande

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR), prendeu em…

14 horas ago

Criança de 5 anos morre após ser jogada de ponte pelo próprio pai no RS

Um menino de cinco anos morreu após ser arremessado de uma ponte pelo próprio pai…

15 horas ago