Os voos são operados com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System). O equipamento conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 12 mil litros em áreas de incêndio.
De acordo com o major aviador Rafael Portella Santos, comandante da missão realizada no Pantanal Sul-Mato-Grossense, esta é a primeira vez que a FAB opera o sistema MAFFS instalado no KC-390 Millennium em situação real. “Fizemos diversos treinamentos simulados no decorrer da operação da aeronave para que, hoje, pudéssemos estar aqui com pilotos e tripulantes capacitados para este momento”, afirmou.
Santos explicou que toda a operação com o sistema MAFFS é realizada em etapas. A primeira ocorre com a coordenação em solo do ponto onde há a necessidade de conter as chamas. Na sequência, é preciso fazer a visualização do local, avaliar a redução de riscos para aeronaves que atuam de forma semelhante e manter o contato com a equipe em solo. A partir daí, ocorre a primeira passagem, objetivando a precisão e a segurança da operação e, depois, o sobrevoo para o lançamento da água.
Na sequência, a aeronave retorna para oeabastecimento, podendo decolar novamente em cerca de 40 minutos.
Desde o início da missão, a FAB já realizou 28 voos de apoio ao bioma Pantanal, somando 28 horas e 35 minutos de voo.
Fonte: AB
Um menino de apenas 4 anos de idade foi picado por uma cobra na tarde…
A Apple emitiu um alerta sobre os riscos de carregar o iPhone durante a noite,…
Uma jovem de 25 anos procurou o Pelotão da Polícia Militar na madrugada deste domingo…
Depois das fortes chuvas que atingiram o litoral norte do estado de São Paulo desde…
Revisão da presença militar dos EUA na Europa vai ajudar a acabar o conflito na…
A PMA (Polícia Militar Ambiental) resgatou, na noite de ontem (3), um filhote de sucuri…
This website uses cookies.