Prefeitura realiza transplante de pé de pequi de 8 metros - Divulgação prefeitura Municipal de Três Lagoas Leia mais em: https://correiodoestado.com.br/cidades/prefeitura-realiza-transplante-de-pe-de-pequi-de-8-metros/445569/
Durante uma obra de macrodrenagem em um local que será reservado para uma bacia de retenção, a fim de não derrubar uma árvore de oito metros, o município de Três Lagoas fará a realocação.
As obras estão sendo realizadas no bairro SetSul. Em conversa com a reportagem do Correio do Estado, o prefeito do município, Cassiano Maia, explicou que, por se tratar de uma árvore nativa da região, optaram pelo transplante.
Pela altura do pé de pequi (Caryocar brasiliense), a estimativa é que a árvore tenha mais de 20 anos.
O trabalho inédito será realizado na manhã desta segunda-feira (24), com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA).
Segundo o prefeito, a árvore símbolo do Cerrado será levada e plantada em uma praça no mesmo bairro. Cassiano ainda apontou a ação “como dica” pela importância de ter um olhar para o meio ambiente e a cultura do município.
Com isso, será a primeira vez que a SEMEA realiza o procedimento, que requer planejamento e cuidado, já que a árvore é submetida a extremo estresse durante o manejo.
Seguindo os protocolos que envolvem o transplante, a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA) escavou o solo ao redor da árvore, tomando cuidado para preservar um grande torrão de terra com suas raízes.
Após terminarem toda a operação necessária para a proteção da raiz, com a ajuda de maquinário, o pé de pequi será removido, transportado para seu “novo lar” na praça do bairro.
Com a conclusão do replantio, o acompanhamento será feito, o que é fundamental para observar a adaptação e se a árvore está recebendo a irrigação necessária.
Pequi
O pequi é uma árvore nativa do Cerrado, resistente e adaptada ao clima da região. Seu fruto é muito valorizado na culinária e na cultura local, além de ser essencial para a fauna, servindo de alimento para diversas espécies.
Mesmo sendo uma planta robusta, o pequi não costuma responder bem a transplantes devido à sua raiz profunda. Por isso, o procedimento é uma tentativa inovadora com o objetivo de preservar a árvore.
Outros remanejamentos
Em Campo Grande, uma construtora realizou o transplante de 30 aroeiras em área urbana.
A empresa contou com o auxílio de profissionais da engenharia agrônoma durante o procedimento. A mudança de local de árvores grandes, que evita a poda, garante que os serviços ambientais que uma árvore desse porte traz continuem a ocorrer.
Fonte: Correio do Estado
O tabaco mata oito milhões de pessoas no mundo todo ano. Mas imagine se ele pudesse ser…
O Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) decidiu suspender por tempo…
Trabalhador, de 28 anos, ficou ferido após um trator cair em cima de seu corpo…
Enquanto atacam rebeldes apoiados por Teerã no Iêmen e fazem contagem regressiva para o ultimato…
Durante a sessão plenária desta quarta-feira (26) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul…
Na manhã desta quarta-feira (26), a proprietária de uma conveniência, localizada na rua Arthur Costa…
This website uses cookies.