Categories: MS

Valor bruto da agropecuária cresceu 17,85% em Mato Grosso do Sul

Foto: Arquivo/ Valdenir Rezende

MS cresceu Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) em 17,85% no período de 2020 a 2022. As informações são do levantamento feito pelo Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) com base nos dados de janeiro deste ano.

Com isso a estimativa para este ano está na casa dos R$ 80 bilhões, valor que mantém o estado em sétimo lugar no ranking nacional do indicador.

O VBP mostra a evolução do desempenho das lavouras e da pecuária no decorrer do ano, correspondente ao faturamento dentro do estabelecimento

De acordo com a Nota técnica elaborada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) com base no levantamento do Mapa, as culturas de maior destaque no crescimento no Estado foram a soja (5º no ranking), o milho (4º no ranking) e a cana de açúcar (4º no ranking);

enquanto que na pecuária o melhor desempenho foi para: bovinos (4º no ranking), frangos (7º no ranking) e suínos (7º no ranking).

A soja obteve o maior crescimento no período, com aumento de 81,21% do VBP de 2018 a 2022, inclusive acima do crescimento combinado. Já no indicador do nacional esses valores chegaram a 58,86% para o mesmo período de análise. No caso do milho, o crescimento do VBP foi de 145,54% de 2018 a 2022, enquanto que no Brasil esses valores chegaram a 108,78% para o mesmo período.

Na pecuária, o setor de bovinos teve um crescimento do VBP de 35,92% de 2018 a 2022, enquanto que no Brasil esses valores chegaram a 24,66%. Nas carnes de frango e de suínos, a variação do Valor Bruto de Produção no período de 2018 a 2022 foi de 5,44% e 19,18%, respectivamente.

O que é o VBP

O índice é calculado com base na produção agrícola e pecuária e nos preços recebidos pelos produtores nas principais praças do país dos 26 maiores produtos agropecuários nacionais.

O valor real da produção é obtido, descontada da inflação, pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A periodicidade é mensal com atualização e divulgação até o dia 15 de cada mês.

Deixe seu comentário...
Redação

Recent Posts

Gerente de fazenda morre dias após cair do cavalo em Porto Murtinho

Genaro Melo, de 68 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (4), após ficar internado no…

20 horas ago

Golpe do falso advogado: Homem perde ,ais de R$ 2 mil em estelionato em Coxim

Mais um caso de estelionato foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Coxim.…

20 horas ago

Dor de cabeça pode indicar grave problema de saúde

Costuma ter dores de cabeça frequentes e acha sempre que é cansaço? O melhor é…

21 horas ago

Datafolha: 29% aprovam o governo Lula e 38% reprovam

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" nesta sexta-feira (4) aponta que 29% dos…

21 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 05/04/2025

Áries Neste sábado, os arianos buscarão nutrir o amor-próprio e a autoestima (Imagem: Andi Asmara…

21 horas ago

Sábado em Coxim promete ser nublado e úmido, diz Inmet

O sábado (05) começa com o céu encoberto e a promessa de pancadas de chuva…

22 horas ago

This website uses cookies.