Foto: Maikon Leal
Ao longo desta semana, a previsão indica ocorrência de chuva, frio e ventos fortes em parte do centro-sul do Brasil. Na Capital, a temperatura mínima deve chegar a 8ºC, prevista para a sexta-feira (14).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir desta segunda-feira (10), uma nova frente fria avança pelo Sul do País e chega a Mato Grosso do Sul.
Este sistema terá rápido deslocamento pela região e, na madrugada de terça-feira (11), avançará pelo litoral de São Paulo.
“Uma área de baixa pressão continental, posicionada entre o norte da Argentina e o Paraguai, ganha força e deve avançar sobre o Sul do Brasil, configurando entre terça e quarta-feira (12), um novo ciclone extratropical”, informou o instituto.
Diante disso, a partir de terça-feira (11), há previsão de condição de tempo mais ventoso entre a Região Sul, Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo.
Na quarta-feira (12), espera-se o aumento da nebulosidade e possibilidade pequena de chuva, assim, o ar frio avança sobre o Sul e Mato Grosso do Sul.
“A previsão indica a tendência de queda de 10°C a 12°C, com relação ao observado no dia anterior, tanto na temperatura mínima, quanto na máxima”, diz o Inmet.
As chuvas chegam após um longo período de seca no Estado, com umidade do ar chegando até a 15% no último mês. Ainda hoje (10), o Inmet publicou um alerta de perigo para o tempo seco em MS.
Na terça (11) e na quarta-feira (12), a temperatura deve variar entre a mínima de 20ºC e máxima de 32ºC e a umidade relativa do ar estará entre 20% e 45%.
Já na quinta-feira (13), as temperaturas caem, chegando à mínima de 12ºC e máxima de 24ºC. Estão previstas muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Finalmente, a umidade do ar deve chegar à máxima de 95%.
Na sexta-feira (14), a temperatura cai mais ainda, chegando à mínima de 8ºC e máxima de 20ºC. Espera-se que seja um dia com poucas nuvens e sem previsão de chuva. Umidade deve variar entre 30% e 80%.
Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), de forma geral, o Estado enfrenta mais de 20 dias de estiagem.
“Não ocorre chuva desde o dia 15 de junho em Campo Grande e Três
Lagoas, totalizando 25 dias sem chuvas. A última chuva ocorrida em Dourados
foi no dia 14 de junho e em Corumbá no dia 16 de junho”, informou o Cemtec.
As mudanças no tempo são previstas para o Estado todo, com a chegada da nova frente fria.
São previstas temperaturas mínimas entre 7 e 9°C e máximas que podem atingir valores de 23°C para as regiões sul e leste do estado.
Nas regiões norte e nordeste do MS, são esperadas mínimas entre 13 e 16°C e máximas podem atingir os 28°C.
Na região oeste do estado as temperaturas mínimas ficam entre 12 e 16°C e máximas podem chegar até os 27°C.
Ainda segundo o Cemtec, as menores temperaturas devem ocorrer na sexta-feira (14) e no sábado (15), com valores entre 5/8°C, principalmente na região sul de Mato Grosso do Sul.
Contudo, o Cemtec pontua que pode-se esperar valores de temperatura mínima ainda mais baixa, entre 3/5°C.
Em Campo Grande a temperatura mínima deverá ficar próxima aos 6/8°C.
Fonte: Correio do Estado
O tabaco mata oito milhões de pessoas no mundo todo ano. Mas imagine se ele pudesse ser…
O Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) decidiu suspender por tempo…
Trabalhador, de 28 anos, ficou ferido após um trator cair em cima de seu corpo…
Enquanto atacam rebeldes apoiados por Teerã no Iêmen e fazem contagem regressiva para o ultimato…
Durante a sessão plenária desta quarta-feira (26) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul…
Na manhã desta quarta-feira (26), a proprietária de uma conveniência, localizada na rua Arthur Costa…
This website uses cookies.