“Vemos um consumidor mais positivo, com maiores intenções de gastos. Os presentes principais ainda estão na linha de vestuário e cosméticos, e o critério mais importante para o consumidor apontado na tomada de decisão de compra está relacionado ao pagamento à vista com desconto, o que é uma oportunidade para o empresário garantir capital de giro e garantir uma renda”, orienta a analista-técnica do Sebrae/MS, Vanessa Schmidt.
Conforme a pesquisa, 49% dos consumidores pretendem presentear, desembolsando em média R$157,25 com a lembrança. Entre as preferências de presentes, estão Artigos do vestuário (27%), Perfumes/loção pós barba (22%), Calçados (21%) e Relógio (12%).
Na hora de comprar, a maioria optará por ir até uma loja física (81%), seguido pelos que comprarão pela internet (13%), e uma parte comprará a distância de uma loja física (5%). Já 90% dos entrevistados entregarão o presente presencialmente. Os principais atrativos serão Pagamento à vista, com desconto (38%), Biossegurança (15%), Atendimento (13%) e Parcelamento com cartão de crédito (12%).
“A data pede que os lojistas se preparem, como para questões relacionadas à venda de presentes, preparando ‘kit presentes’, entendendo qual é o perfil desse pai que vai ser presentado, para que possa oferecer um produto condizente ao perfil, e também a facilidade na troca de presentes no pós data”, complementa Vanessa Schmidt.
Comemorações
Além das compras de presentes, que deverão injetar R$110,33 milhões na economia do Estado, a movimentação financeira no Dia dos Pais inclui ainda as comemorações, com expectativa de movimentar R$90,83 milhões. Entre os consumidores, 44% comemorarão, com um gasto médio de R$146,58.
Na hora de comemorar, 77% pretendem passar o dia reunido com o pai e comprar ingredientes para preparar a refeição; 14% comemorarão no bar/restaurante/lanchonete e para 8%, as comemorações serão a distância, seja por telefone ou videochamada.
Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Vanessa Schmidt, o destaque fica por conta do setor de Alimentos. “É a oportunidade de preparar pratos especiais com promoções voltadas para esse dia, garantindo a facilidade de entrega. A maioria dos filhos pretende passar a data reunido com o pai e preparar a alimentação em casa. Também é uma chance para o setor de varejo de alimentos, supermercados, de garantir um aumento de renda nessa data”, finaliza.
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 29 de junho, com 1.684 pessoas nos municípios de Campo Grande, Corumbá/Ladário, Coxim, Bonito, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. O estudo pode ser conferido na íntegra no Data Sebrae.
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