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Páscoa deve movimentar R$ 396 milhões na economia de MS

Sul-mato-grossenses irão aumentar os gastos na Páscoa deste ano. – Arquivo/Correio do Estado

Gastos com compras de presentes e comemorações no período de Páscoa devem injetar R$ 396 milhões na economia de Mato Grosso do Sul, segundo aponta pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio e pelo Sebrae e divulgada nesta quarta-feira (21).

O valor representa um crescimento de 7% em relação ao ano anterior, quando a estimativa foi de R$ 338 milhões.

O montante leva em conta a compra de ovos de páscoa e bombons, viagens, gastos com alimentação e bebidas e outras comemorações relacionadas ao período.

De acordo com o levantamento, 70% dos consumidores pretendem comprar ovos de chocolate ou produtos similares, enquanto 63% afirmam que irão celebrar a Páscoa.

Apenas com a compra de chocolates, deve ser injetados mais de R$ 196 milhões na economia, com gasto médio de R$ 188,89 por pessoa.

As comemorações serão responsáveis pelo maior montante, de R$ 201 milhões, que inclui também compra de peixes, bastante consumido na Semana Santa.

A economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, destaca que, apesar da alta na movimentação total, os consumidores estão mais criteriosos com os gastos.

“Observamos um comportamento mais cauteloso, em que o consumidor busca alternativas para economizar, seja comprando ovos caseiros, pesquisando preços ou aproveitando condições de pagamento facilitadas”, explica.

Paulo Maciel, analista-técnico do Sebrae/MS, aponta que, com mais da metade dos consumidores planejando celebrar o ocasião, os empreendedores devem se preparar para o período.

“Esses dados reforçam a importância da data para o comércio local e mostram que a tradição continua sendo um fator determinante no comportamento dos consumidores. Para os empreendedores, este é um excelente momento para investir em produtos de qualidade, oferecer condições de pagamento atrativas e apostar em estratégias que destaquem seus diferenciais frente à concorrência”, pontuou.

Já o presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, ressaltou que os dados reforçam a importância da Páscoa para o setor varejista do Estado.

“O crescimento na intenção de consumo demonstra a relevância da data para o comércio local. É um momento estratégico para empresários investirem em promoções e variedade de produtos, atendendo às necessidades do consumidor”, afirma.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 15 de março de 2025, ouvindo 1.982 consumidores em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas.

Fonte: Correio do Estado

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Redação

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