Categories: #DestaquesMS

Ibama mobiliza brigadistas para combate a incêndios na Bolívia

Bombeiros e brigadistas na região da Serra do Amolar, no Pantanal de MS. – Foto: Governo de MS/Divulgação

Após pedir ajuda ao governo brasileiro para auxiliar no combate aos incêndios florestais que vêm devastando o Pantanal boliviano, brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama enviaram equipes ao país vizinho para ajudar no combate ao fogo que atinge a Serra do Amolar.

Conforme apuração do portal G1, os brigadistas brasileiros do Prevfogo de Corumbá foram enviados para a Bolívia neste domingo, após receberem a permissão da Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

Segundo Thainan Bornato, chefe de planejamento de operações do Ibama no Pantanal, o envio de brigadistas para a Bolívia serve como proteção ao território brasileiro e aos indígenas da comunidade Guató que vivem na região.

“Enviamos 12 brigadistas autorizados para irem à Bolívia e voltarem para o Brasil. A autorização é para proteger os indígenas. O fogo era observado, mas não tínhamos a autorização para entrar no país. Os brigadistas estão no combate durante o dia, na Bolívia, e voltam ao território Guató. Enviamos com apoio do Exército, Marinha e Aeronáutica”, explica a representante do Ibama.

Fogo ameaça o bioma da Serra do Amolar 

Um dos principais santuários da biodiversidade e Patrimônio Natural da Humanidade, a Serra do Amolar boliviano segue ameaçada pelos incêndios florestais. A Bolívia, que não tem equipes de Corpo de Bombeiros, enfrenta dificuldades para conter as chamas devido à falta de estrutura.

De acordo com dados do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), a linha de fogo atingiu uma extensão de 60 quilômetros. Equipes do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) estavam prontas, mas aguardavam a liberação do Itamaraty para entrar no país vizinho.

Na Bolívia, a região pantaneira que faz fronteira com Corumbá é chamada de “Chaco”, onde ocorre o encontro dos territórios da maior planície alagável do mundo.

A fronteira entre Brasil e Bolívia possui uma extensão de 3 mil quilômetros, margeando os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde fica localizado o coração do Pantanal.

Pedido de ajuda boliviano

Em agosto deste ano, o governo boliviano solicitou ajuda ao Brasil para combater os incêndios florestais que vinham devastando o Pantanal. O pedido foi enviado à Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e estava sendo avaliado pelo Itamaraty.

No pedido de ajuda que o Itamaraty estava avaliando, constava o envio de aeronaves para “ataques aéreos a focos de incêndio e para transporte de pessoal e carga”. O governo boliviano também solicitou o envio de brigadistas e equipes de combate a incêndios.

“A equipe do Ibama permanecerá no Brasil, deverá adentrar em área da Bolívia durante o período diurno e deverá atuar de forma coordenada com as autoridades bolivianas em território do país vizinho, na faixa de fronteira lindeira com o estado do Mato Grosso do Sul”, diz a nota de autorização.

Fonte: Correio do Estado

Deixe seu comentário...
Redação

Recent Posts

Gerente de fazenda morre dias após cair do cavalo em Porto Murtinho

Genaro Melo, de 68 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (4), após ficar internado no…

20 horas ago

Golpe do falso advogado: Homem perde ,ais de R$ 2 mil em estelionato em Coxim

Mais um caso de estelionato foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Coxim.…

20 horas ago

Dor de cabeça pode indicar grave problema de saúde

Costuma ter dores de cabeça frequentes e acha sempre que é cansaço? O melhor é…

21 horas ago

Datafolha: 29% aprovam o governo Lula e 38% reprovam

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" nesta sexta-feira (4) aponta que 29% dos…

21 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 05/04/2025

Áries Neste sábado, os arianos buscarão nutrir o amor-próprio e a autoestima (Imagem: Andi Asmara…

21 horas ago

Sábado em Coxim promete ser nublado e úmido, diz Inmet

O sábado (05) começa com o céu encoberto e a promessa de pancadas de chuva…

22 horas ago

This website uses cookies.