O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) vai elevar a despesa com pessoal em R$ 1,8 milhão com a criação de novos cargos. Com isso, as despesas do Poder Judiciário se juntam aos gastos de R$ 5,1 milhões por ano para 15 novos cargos de assessores e dois de desembargadores.
Na última sexta-feira (5), o procurador-geral de Justiça do Estado, Alexandre Magno Benites de Lacerda, entregou ao presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Paulo Corrêa (PSDB), o Projeto de Lei Complementar 5/2021, que altera a Lei Complementar Estadual 72, de 18 de janeiro de 1994.
“Trazemos aqui um projeto de lei que cria a paridade, que tem previsão na Constituição Federal e Estadual, onde para cada cargo de Desembargador, teremos um de membro do Ministério Público, que serão os Procuradores de Justiça. As instituições estão crescendo e investindo bastante em tecnologia, mas ainda é necessária a ampliação dos quadros para que a justiça possa ser célere e eficiente”, explicou.
A votação para a criação de cargos para desembargador foi aprovada por 17 dos 24 deputados estaduais. O único que votou contra a proposta foi o deputado estadual Capitão Contar (PSL).
A proposta também prevê que o Ministério pague 20% do subsídio do promotor que tem cargo de confiança e 50% no valor da indenização por plantão pago a cada promotor de Justiça.
Além disso, o procurador-geral também destacou sobre a indicação, pela primeira vez, de três mulheres para integrar a lista tríplice na vaga do Colégio de Procuradores de Justiça.
Durante o encontro, Paulo Corrêa falou sobre a harmonia entres as instituições e Poderes constituídos de Mato Grosso do Sul.
“ Cada cargo criado de desembargador corresponderá a um cargo criado de promotor. O projeto está sendo protocolado hoje na Assembleia Legislativa e a tramitação começa na próxima semana. Aqui na Casa de Leis, ele sabe que pode contar com o apoio de todos os pares, até pela independência e respeito que temos com todos os Poderes”, concluiu.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) seu aguardado pacote de…
Nos primeiros três meses de 2025, as Forças Armadas da Ucrânia sofreram baixas significativas, totalizando…
Campo Grande se prepara para sediar no final deste mês de abril e início de maio,…
Na manhã desta segunda-feira (1º), um morador de Alcinópolis foi vítima de um golpe aplicado…
O vereador Marcinho Souza apresentou uma moção de congratulação ao médico Fernando Antonio Caballero Bismarck…
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (2) que a prática de…
This website uses cookies.